Tendência do varejo: informação domina os processos

28 de Fevereiro de 2014 Por SAP Blogs 0

Uma das oito tendências  que irão moldar o futuro do varejo é o domínio dos processos pela informação, conforme indicado por Reinhard Oborski, CEO da bob Systemlösungen.

images (1)

ERP se consolida como um “gerenciador de dados”. A atual perspectiva das soluções de ERP como BPO (otimização dos processos de negócio) será substituída por uma visão de processos baseados no domínio das informações. A ênfase será disponibilizar a informação correta no lugar e tempo certos.

De acordo com o artigo “As três armadilhas da expansão dos negócios –  e como você pode evitá-las”, publicado pelo Technology Evaluation Center (TEC), um sistema integrado de gestão, ERP, pode ajudar a evitar ou mitigar essas armadilhas. Ele pode ajudar a otimizar o fluxo de trabalho e permitir que os líderes empresariais possam visualizar a operação de maneira ampla.

Soluções de ERP ajudam a criar processos de melhores práticas, englobando desde a aquisição de matérias-primas até a gestão de devoluções de clientes. Além de possibilitar a integração da governança corporativa nas operações, ao invés de estabelecer controles que criam encargos adicionais indesejáveis. Por exemplo, o sistema pode enviar solicitações de aprovação de  fatura automaticamente para seus compradores com base nas regras corporativas, ao contrário de um processo pesado baseado em e-mails, que precisa ser iniciado a cada nova ordem .

Ao fornecer uma visão completa da empresa, uma solução ERP também pode ajudar a definir e aplicar processos diferentes para lugares ou localizações geográficas específicas. Isto assegura que as entregas estejam em conformidade com os requisitos locais antes de serem despachados .

Além disso, o ERP melhora a cooperação entre os departamentos, apresentando uma visão clara sobre o papel de cada um no funcionamento do negócio. Planejar fica mais fácil, problemas potenciais tornam-se visíveis de início, e ações corretivas podem ser tomadas a tempo para evitar crises.

A necessidade evolui de informação em tempo real para informação em tempo certo. O acesso a dados específicos da atividade a ser realizada deve estar disponível quando e onde se precise deles.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta