“Inovação não é só uma boa ideia, mas a capacidade de transformá-la em uma vantagem competitiva”. Foi assim que Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, abriu a 18ª edição do SAP Forum, em São Paulo, que começou hoje e encerrará nesta quinta-feira, 13 de fevereiro.
Palmaka convidou todos a participarem de uma verdadeira maratona tecnológica, no decorrer de 3 dias intensos de evento, com mais de 700 sessões, afirmando o compromisso da SAP com a inovação para o avanço do cliente.
Em seguida, Eduargo Giannetti deu início a uma das palestras mais esperadas do SAP Forum Brasil, na qual o economista propôs identificar e compartilhar com os participantes quais são as mega tendências de mudanças nos próximos anos.
Para Gianetti, os quatro grandes tópicos do futuro do ambiente de negócios são:
Demografia
O Brasil atravessa a segunda fase do fenômeno de bônus ou dividendo demográfico, no qual dois vetores de mudança se combinam de maneira muito peculiar na sua composição: crescimento da população economicamente ativa e queda da taxa de fecundidade. A maior mudança, com implicações e ramificaçãoes ainda incalculáveis, é o aumento da longevidade.
O desafio é alcançar a prosperidade em bases duradouras, aumentando a produtividade do trabalho no Brasil. Para isso, são necessários recursos para produzir com eficiência e criatividade.
Especificamente na dimensão ambiental da mudança climática, a sustentabilidade terá grande impacto no mundo corporativo. O aumento de temperatura global, por exemplo, promoverá deslocamentos de atividades econômicas e irá gerar pressões políticas para alterações no modo de produção. Mas o mercado regido pelo sistema de preços não oferece os incentivos corretos para que as decisões sejam mais sustentáveis.
Padrões de consumo
As mudanças nos aspectos etário e social definem a tendência de predomínio dos serviços nos padrões de gastos e orçamento. A tendência é que a nova classe média brasileira irá investir mais em educação, saúde e entretenimento. Este é o vetor central de mudanças quanto à antecipação do futuro para os negócios.
Gestão e inovação
“Criação de valor socialmente reconhecido”. O mundo se tornou muito rápido, e para que uma empresa se legitime na economia de mercado, são dois os caminhos fundamentais para que o consumidor decida eleger com seu voto monetário:
1°) fazer melhor o que os outros fazem – oferecendo melhor relação de preço e qualidade;
2°) fazer o que ninguém mais está fazendo – antecipando-se a uma demanda genuína.
As empresas, em geral, são uma combinação dessas duas estratégias. A permanente reinvenção é o nome do jogo no futuro dos negócios.
A abertura do SAP Forum de 2014 contou, ainda, com Rodolpho Cardenuto, presidente da SAP Americas, que enfatizou a revolução que estamos vivendo na área de negócios e tecnologia, e com Marcelo Epstejn, presidente da UOL, discutindo a inovação como fator de sucesso.
Siga o SAP Forum Brasil no Twitter, @SAPBrasil usando os hashtags #SAPForum e #Brasil e acompanhe o conteúdo do restante do evento.