Prepare sua empresa para o eSocial

5 de Março de 2014 Por SAP Blogs 0

A partir deste ano, as empresas brasileiras deverão aderir ao eSocial: um novo sistema do Governo Federal de escrituração digital das obrigações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais.

download (1)

A prestação das informações ao eSocial substituirá a entrega das mesmas em outros formulários e declarações, com padronização dos dados e redução da quantidade de obrigações.

O objetivo do eSocial é unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Com isto, pretende-se: viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas, simplificar o cumprimento das obrigações, e aprimorar a qualidade das informações das relações de trabalho.

O projeto faz parte da Agenda de Ações para Modernização da Gestão Pública, e está sendo desenvolvido, em conjunto, pela Caixa Econômica Federal (CAIXA), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério da Previdência Social (MPS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB).

A plataforma eSocial impacta diretamente os sistemas de gestão empresarial, que geralmente são a base de informações que as companhias utilizam para fornecer dados ao Governo Federal.

A SAP se antecipou e já anunciou uma solução totalmente adequada às exigências do eSocial. Ela permite que as empresas transmitam suas informações em tempo real por meio de arquivos gerados pelos sistemas de ERP e de Recursos Humanos, tanto da SAP como de todos os outros fornecedores. Todo o processo será integrado com a plataforma governamental.

Através da plataforma para Gestão Fiscal (TDF) & eSocial, baseada em HANA, as empresas poderão estar em cumprimento com as obrigações legais, integrar as informações de recursos humanos, atender os requerimentos do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), evitar multas e ainda aumentar a produtividade das áreas tributárias, mantendo em sintonia a conformidade dos processos com a complexa e extensa legislação em vigor no Brasil.

Adotar uma solução adequada e eficiente descentraliza a gestão e a tomada de decisão e assegura o acesso imediato a várias informações de forma unificada e em tempo real.

As empresas devem se preparar desde agora para o eSocial,  garantindo a padronização e a integração de cadastros válidos para pessoas físicas e jurídicas junto aos órgãos participantes, a redução de riscos de infração à legislação e o aumento da produtividade.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta