A inovação tecnológica está promovendo mudanças constantes no mundo dos negócios – não há nenhuma dúvida sobre isso. Mas como isso afeta o próprio ambiente de trabalho?
Graças às novas tecnologias e à crescente força de trabalho dos Millennials, a relação entre o empregador e o empregado está sendo redefinida.
1) Mudança na natureza dos trabalhos
Com o aumento do uso de robótica e tecnologia de automação, os seres humanos não serão mais solicitados a executar tarefas repetitivas. As empresas precisarão de pessoas com habilidades especializadas, e a busca não se limitará ao local.
2) Acesso ao talento por todo o planeta
A maior conectividade possibilita que indivíduos, equipes de projetos, e companhias empreendedoras de todo o mundo se candidatem a tarefas e oportunidades de alta especialização. Para se manterem competitivas, as empresas terão que adotar linguagens globais e consciência cultural como uma forma de atrair os trabalhadores mais talentosos.
3) Geração Millennials
Estima-se quem em 2025, 70% da força de trabalho será composta pelos Millennials. Eles possuem necessidades específicas: exigem um trabalho com significado, que desafie as hierarquias tradicionais e valorize sua participação.
4) Desenvolvimento personalizado
As empresas deverão elaborar planos específicos de acordo com as habilidades de cada funcionário e oferecer modelos flexíveis de trabalho. Os gerentes precisam conhecer os pontos fortes, as necessidades e os sonhos dos membros de sua equipe e saber como apoiar e incentivar cada um.
Ao lidar com uma geração tão conectada globalmente e com acesso ilimitado a informações e oportunidades, o desafio é gerar um ambiente de trabalho que envolva os trabalhadores e garanta condições favoráveis a seu comprometimento com o projeto de sua empresa.