Já foram superadas as formas tradicionais de interagir com as marcas, agora os consumidores querem se envolver on-line, pelas mídias sociais, pelos dispositivos móveis e de forma hiper-personalizada.
Os clientes estão exigindo uma experiência onde o ciclo de vendas se expanda por todos os canais e as empresas se envolvam com eles, quando, como e onde desejem. E com a conexão 24 horas através do celular e redes sociais, se pode compartilhar comentários (positivos e negativos) com o mundo inteiro em apenas alguns segundos.
Como consumidores de informação, produtos e serviços, eles estão empoderados a ponto de promover uma transformação na maneira como se interage com as marcas. E exigem uma nova experiência de consumo.
O desafio atual para as empresas é adotar o novo paradigma de foco no cliente. Conheça 7 estratégias para alcançar esta meta:
1) Concentre-se no que seu consumidores valorizam. Entenda o que eles desejam obter.
2) Deixe que escolham o canal. Torne o mais fácil possível para seus clientes fazer negócios quando, como e onde queiram.
3) Adote a mobilidade. Os consumidores de todos os setores realizam mais e mais negócios por meio de dispositivos móveis. Estes clientes podem até se tornar mais lucrativos a longo prazo, por isto, entenda o que eles querem e crie incentivos para usarem os canais móveis.
4) Ajude-os a usarem seus produtos. Ofereça serviços que ensinam aos usuários como realizar instalação, manutenção e atualização dos bens e serviços adquiridos.
5) Gratifique a lealdade. Ofereça frequentes regalias e descontos para seus clientes regulares.
6) Torne seus clientes co-criadores. Engaje-se com eles, para que sintam que têm uma participação na sua marca. Abrir um diálogo permanente para que os clientes, além de oferecerem feedback, ajudem a definir como satisfazer suas necessidades.
7) Faça ofertas sob medida. Recolha informações de seus consumidores e analise-as para fornecer experiências mais personalizadas.
Prepare-se para garantir a melhor experiência do consumidor e esteja a frente nesta revolução dos negócios!