Desafios de equipes com multigerações nas finanças

11 de Abril de 2014 Por SAP Blogs 1

Os líderes financeiros das empresas terão de coordenar funcionários com uma gama cada vez mais variada de faixas etárias. Estas tendências de trabalho já são perceptíveis. Se por um lado, a geração X  (nos meados de seus 30 a 50 anos) ocupa os cargos de CFO, os Millennials (nascidos a partir dos anos 80), em breve, e mais rapidamente que seus antecessores, preencherão essas posições.

Architects studying a blueprint

Enquanto isso, muitos funcionários da geração Baby Boomer adiam cada
vez mais sua aposentadoria e continuam no mercado de trabalho. Os cargos sênior de áreas cruciais como tesouraria, impostos e compliance, estão sendo exercidos, em geral, por profissionais próximos a idade de se aposentar.

Para lidar com o envelhecimento da força de trabalho qualificada e o encolhimento da mais jovem a substituí-los, os chefes de finanças devem estar preparados para os desafios.

Interação entre as gerações

É importante promover a integração entre os empregados de diferentes idades e históricos, de modo que a transferência de conhecimento possa acontecer, e que a experiência seja misturada com o entusiasmo para colaborar na resolução de questões e problemas na área de finanças e de toda a empresa em geral.

Gestão de conhecimentos

Para garantir que os mencionados setores financeiros críticos não sofram escassez de habilidades, é necessário desenvolver a capacidade dos novos funcionários para desempenharem tais funções.

Abordagem inteligente com as equipes

Adotar estratégias mais dinâmicas para lidar com os jovens talentos (contemporâneos aos próprios CFOs recém-promovidos, oriundos das gerações X e Y), capacitando com rapidez e atribuindo-lhes projetos e rotatividade nas funções, é essencial para mantê-los engajados e motivados.

Os CFOs devem aproveitar os desafios das mudanças geracionais como oportunidade de compartilhar experiências com sua equipe, para apoiar os talentos de todas as idades. Criar um time de finanças composto por multigerações requer um planejamento contínuo e a longo prazo de gestão de talentos, que satisfaça aos profissionais e esteja em sintonia com as metas do negócio.

 

Tags: , ,

Deixe uma resposta