4 passos para inovar em sua PME

30 de Maio de 2014 Por SAP Blogs 0

Illuminated Light BulbsEm um mundo cada vez mais conectado, muito se fala da importância da inovação. Apesar da inovação não ter uma fórmula mágica, existem algumas estratégias que podem deixar você bem próximo dela.

1) Conhecimento

Observar, estudar, refletir. Conhecer exatamente todos os processos do seu negócio é fundamental para inovar. Depois, leia, acesse sites e converse sobre os mais diferentes assuntos com as mais diversas pessoas. Essa experiência vai se somar ao que você já sabe da sua empresa e te proporcionará uma visão mais abrangente de oportunidades. Quem sabe uma ideia de inovação não aparece?

2) Reestruturação Operacional

Aparência simples com implementação difícil. Pode ser interessante buscar novas opções operacionais para sua empresa: uma gestão diferente, novos focos, novas formas de administrar a relação com parceiros, fornecedores e clientes. Mas e na prática? Seja em processos ou finanças, é fundamental antes criar um planejamento integrado e completo que facilite o gerenciamento operacional e leve em consideração os imprevistos.

3) Concorrentes

Inspiração, raiva e uma corrida contra o tempo. O ditado diz “Tenha amigos perto e inimigos ainda mais perto”. No mundo dos negócios, é muito importante saber o que os outros estão fazendo, aonde investem, como/quando se comunicam. Tudo deve ser calmamente estudado para você pensar em uma inovação que eles jamais pensariam.

4) Erros

Não existe uma pessoa ou empresa que nunca tenha errado. Eles fazem parte de qualquer contexto empresarial e não há nenhuma ação 100% preventiva. Mas não deixe isso te desanimar. Errar é preciso para poder acertar depois. Errar fará com que você diminua as falhas futuras e proponha novas melhorias.

O grande segredo para inovar é sempre ter os olhos abertos para perceber o que está acontecendo ao seu redor, a mente aberta para transformar essas percepções em insights e coragem para colocar em prática as melhores ideias.

Tags: ,

Deixe uma resposta