Federação Alemã de Futebol (DFB) usa tecnologia da SAP para analisar desempenho dos jogadores da seleção

11 de Junho de 2014 Por SAP Notícias Brasil 11

Soccer Team CheeringProjeto de co-inovação entre a SAP e a DFB permite uma melhor tomada de decisão da comissão técnica. Iniciativa faz parte da preparação da Alemanha para a Copa do Mundo

Santa Cruz Cabrália — A SAP e a Federação Alemã de Futebol (DFB) reiteram o compromisso mútuo de elevar o patamar do futebol com a ajuda de tecnologias avançadas e anunciam a solução SAP Match Insights, resultado de um projeto de co-inovação entre a SAP e a DFB.

O aplicativo, que roda na plataforma de computação em memória SAP HANA tem o objetivo de facilitar a análise dos treinamentos e a preparação das equipes. A solução também permite que os técnicos e a comissão processem um volume enorme de dados para buscar e avaliar situações importantes em cada jogo visando melhorar o desempenho de cada jogador e da equipe como um todo.

O SAP Match Insights traz uma interface de usuário simples que pode ser utilizada pelos jogadores e pela comissão técnica para facilitar um diálogo mais interativo e preparar a equipe para os próximos jogos.

“O envolvimento da SAP transformou a experiência de futebol dos técnicos, jogadores, torcedores e da imprensa”, diz Oliver Bierhoff, embaixador da marca SAP e gerente da seleção alemã. “Imagine que em apenas 10 minutos, 10 jogadores com três bolas geram mais de sete milhões de dados. A plataforma SAP HANA processa tudo isso em tempo real. Com a SAP, nossa equipe consegue analisar esse volume imenso de dados e personalizar o treinamento para melhor preparar a seleção para o seu próximo jogo”.

A seleção alemã usará a solução SAP Match Insights, que se encontra em sua fase inicial de adoção, para a preparação pré jogo e análise posterior às partidas durante a Copa do Mundo do Brasil.

“Hoje todos os times estão buscando formas inovadoras para se diferenciarem dos seus rivais”, comenta Bierhoff. “Estamos representando uma das melhores seleções do mundo. O compromisso da DFB é oferecer ao time alemão a melhor tecnologia para melhorar seu desempenho, e a SAP atende perfeitamente essa necessidade”.

Os dados também serão muito úteis para a imprensa porque possibilitam comentários fundamentados. “O big data é um recurso de enorme valor para os técnicos e jogadores em termos de contextualização das informações e de tomada de decisões bem embasadas para otimização dos treinamentos e táticas”, conta Fadi Naoum, vice-presidente sênior da área de aplicativos e inovação em esportes e entretenimento da SAP AG. “Este é o momento perfeito para colocar estas informações à disposição do jornalismo esportivo e também dos torcedores”.

Em 2013, a SAP e a DFB anunciaram uma parceria para melhorar os processos de negócios da federação. Recentemente essa parceria expandiu-se para co-inovação em soluções de software visando melhorar o desempenho da seleção alemã em campo. O SAP Match Insights é o primeiro projeto deste tipo. Anteriormente a DFB já havia implementado, com sucesso, a solução SAP CRM e também o software SAP Event Ticketing, ambos rodando em nuvem e na plataforma de processamento de dados em tempo real, SAP HANA.

“O mundo dos esportes está mudando com as novas tecnologias e inovando em diversas áreas, como experiência dos torcedores, monitoramento do desempenho dos jogadores, gerenciamento de equipe, operações de ticket e vendas”, disse Stefan Wagner, diretor do SAP Labs no Brasil. “A DFB está bem preparada para aproveitar a transformação que está acontecendo nesse setor. Com as soluções da SAP, temos as ferramentas perfeitas para encarar essa transformação e a Copa do Mundo com sucesso”.

Sobre a SAP

Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 258.000 clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0406

Laís Kokumai, lkokumai@tv1rp.com.br, Tel.11 3677 0834

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Talita Marcon, tmarcon@tv1rp.com.br  Tel. 11 3677 0423

SAP Brasil

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Baixar versão PDF 

Tags: ,

Deixe uma resposta