Iniciativas de Big Data da SAP colaboram com a proteção de espécies do planeta e a qualidade dos alimentos

  Woman selecting produce at supermarket, Perth, AustraliaSAP apoia projeto Barcode of Life (iBOL) para identificar milhares de espécies por meio de um banco de dados com código de barras e se associa à startup Tru-ID para rastrear a cadeia de abastecimento de alimentos

 São Paulo – Em um esforço para melhorar a qualidade de vida das pessoas, a SAP anuncia iniciativas para melhor compreensão sobre a diversidade do planeta e elevar os níveis de segurança alimentar, utilizando a análise de grandes volumes de dados disponíveis (Big Data).

O trabalho pretende usar a plataforma de processamento de dados em tempo real SAP HANA para coletar e analisar dados que auxiliem a identificação e o estudo de espécies de forma colaborativa (crowdsourcing), bem como para localizar fraudes na cadeia global de oferta de alimentos.

O projeto International Barcode of Life (iBOL) tem o objetivo de gerar um maior entendimento sobre a diversidade do planeta. Ele envolve um consórcio de instituições para a criação de um banco de dados contendo códigos de barra de DNA para todas as espécies do planeta. O programa SAP University Alliances pretende ajudar a análise de dados coletados por meio de iniciativas de crowdsourcing, usando o aplicativo LifeScanner. Os dados com códigos de barra de DNA ficarão disponíveis para pesquisadores e estudantes. A rede global do programa SAP University Alliances reúne mais de 1.500 universidades em mais de 80 países.

Segundo Irfan Khan, vice-presidente sênior e gerente geral de Tecnologia & Banco de Dados da SAP, as iniciativas de Big Data dão a oportunidade para uma melhor compreensão sobre a diversidade de vida ao redor do mundo. Volumes e fontes de dados continuam crescendo rapidamente, e usar essas informações de forma inteligente pode ajudar a impedir a extinção de espécies, promover novas descobertas na área de ciências da vida e melhorar o padrão de saúde em nosso planeta. “A plataforma SAP HANA ajuda organizações a processar melhor grandes volumes de dados para poder ter, analisar e tomar decisão com base em informações em tempo real”, afirma o executivo.

Identificação de fraudes na indústria de alimentos

O rastreamento das fontes de alimentos e a confirmação da autenticidade dos produtos são tarefas difíceis e que consomem tempo. A maioria das soluções que oferecem visibilidade sobre a cadeia de suprimentos na indústria de alimentos conta com processos rigorosos, mas a avaliação do conteúdo das embalagens é desafiadora porque muitas espécies são difíceis de identificar após o processamento do alimento.

Uma nova pesquisa do Instituto da Biodiversidade de Ontário, do Canadá, mostra que a contaminação e a rotulagem inadequada de alimentos são prevalentes entre ervas e especiarias bem como em certas categorias de peixes e frutos do mar. De acordo com os primeiros resultados do projeto de pesquisa, foi identificada adulteração em um terço das ervas e especiarias analisadas. Isso incluiu produtos falsos, contaminação e presença de outras substâncias não listadas no rótulo.

Para ajudar a enfrentar esse desafio e localizar fraudes na cadeia de abastecimento, a SAP e a Tru-ID, empresa que é membro do SAP Startup Focus, programa que fomenta o uso de tecnologias de Big Data entre startups, estão explorando soluções para aumentar a visibilidade sobre a autenticidade dos alimentos em toda a cadeia de abastecimento, utilizando a plataforma SAP HANA.

A integração de testes de verificação com base no DNA e de certificação da autenticidade de produtos vai ajudar as empresas a identificar a origem da adulteração entre seus fornecedores. Os clientes poderão resolver eventuais problemas decorrentes da baixa qualidade de alimentos entregues por certos fornecedores. Serão capazes de iniciar, por exemplo, o recolhimento do produto, se forem detectadas contaminação ou itens falsos, além de identificar exposição a riscos por fornecedor e produto.

Sobre a SAP

Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a mais de 261 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677 0406

Laís Kokumai, lkokumai@tv1rp.com.br, Tel.11 3677 0834

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677 0353

Talita Marcon, tmarcon@tv1rp.com.br  Tel. 11 3677 0423

SAP Brasil

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503 2554

Baixar versão PDF