SAP anuncia iniciativa com a Panasonic para aprimorar análise de dados capturados por vídeos em jogos de futebol

1 de Outubro de 2014 Por SAP Notícias Brasil 5

Goalkeeper Diving for a SaveCom o intuito de desenvolver um projeto de coinovação, SAP pretende unir sua tecnologia de processamento de dados em tempo real com solução para captura de vídeo panorâmico e em alta definição da Panasonic

São Paulo – A SAP anuncia a intenção de promover uma iniciativa de coinovação com a Panasonic na área de análise de dados baseados em vídeos. As duas empresas trabalharão juntas para integrar o software de vídeo da Panasonic à solução de análise de desempenho de atletas, SAP Match Insights, aplicação desenvolvida em conjunto com a Associação de Futebol Alemão (DFB) para a Copa do Mundo de 2014 e que está sendo preparada pela SAP para ser lançada comercialmente em breve.

A Panasonic deverá fornecer dados sobre posicionamento dos jogadores e da bola a partir de um software de análise de vídeos para que a SAP os avalie durante a partida. A câmera de alta definição (HD) que a Panasonic desenvolveu consiste em quatro unidades ligadas a um equipamento, com integração em tempo real, que criam um vídeo panorâmico na proporção (64:9), quatro vezes maior do que a convencional. Essa configuração permite a captura de movimentações em todo o campo simultaneamente.

Esse tipo de câmera “ultra grande angular” fica normalmente suspensa no teto ou integrada à estrutura da cobertura do estádio. As imagens captadas são enviadas para um software da Panasonic e o arquivo contendo dados brutos é transferido para a plataforma SAP HANA, que vai dissecá-los em 30 posições por segundo para permitir a análise precisa em tempo real dos jogadores e do movimento da bola.

Para o executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente do SAP Labs Latin América, Daniel Duarte, essa iniciativa poderá proporcionar grandes benefícios aos clientes. “O projeto com a Panasonic tem muito potencial, pois a combinação da câmera em alta definição com a tecnologia de processamento de dados em tempo real, SAP HANA, tornará a experiência da análise ainda mais ágil e completa”, diz Duarte.

A tecnologia de análise de informações baseada em vídeos em combinação com a plataforma SAP HANA é uma alternativa promissora aos métodos para captura de dados mais comuns que usam sensores nas caneleiras do jogador ou na bola. Isso porque o regulamento não permite o uso desse tipo de equipamento.

A SAP desenvolve tecnologia analítica para os segmentos de esportes e entretenimento há dois anos, oferecendo soluções inovadoras que ajudam equipes e campeonatos a elevar o nível de desempenho, maximizar os fluxos de receita e aprimorar a experiência dos torcedores. A empresa está trabalhando em conjunto com diversas associações desportivas de diferentes modalidades, como vela, golfe, Fórmula 1, críquete, futebol americano, beisebol, tênis, basquete e futebol. Especialmente no futebol, a SAP tem gerado muito interesse em torno da análise de indicadores de desempenho de times e jogadores.

No Brasil, a SAP recentemente fechou uma parceria com o time do Grêmio, que será o primeiro da América Latina a adotar uma aplicação para análise de dados – em tempo real – com o objetivo de melhorar o acompanhamento e a performance dos jogadores.

Sobre a SAP

Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a 261 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa

Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil

Alex Cabral, acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0406

Laís Kokumai, lkokumai@tv1rp.com.br, Tel.11 3677-0834

Laura Gonçalves, lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353

Talita Marcon, tmarcon@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0423

SAP Brasil

Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Baixar versão PDF 

Tags: ,

Deixe uma resposta