Aperte o F5 e use a tecnologia para modernizar o marketing

28 de Novembro de 2014 Por SAP Blogs 0

IMG_28Atualizar-se constantemente é essencial para qualquer profissional do marketing. Os consumidores são bombardeados todos os dias com novos produtos e tendências, como se a tecla F5 fosse apertada a todo instante, e o marketing precisa acompanhar esse fluxo de novidades.

É impossível responder novas perguntas com velhas respostas. Ao longo da carreira profissional são criados pensamentos que se tornam automáticos, impedindo o surgimento de novas ideias e abordagens. Esse tal automático pode ser uma forma de pensar sobre vendas, comunicação on-line, endomarketing, fidelização dos clientes, etc.

Muitos casos de sucesso (ou fracasso) das empresas são ótimas referências do que foi, mas não do que vai ser. Não é porque uma grande empresa fez uma ação que a sua empresa também deve fazer, ou vai ter o mesmo êxito. No melhor cenário, será mais do mesmo. Cada caso é um caso, e seus projetos (independente do público-alvo) ganham mais força quando baseados em informações em tempo real, ferramentas de análise, performance, dados, dentre outras formas de se reunir técnicas modernas para ajudar no processo do marketing.

Os comportamentos dos clientes e prospects são como uma bússola: quando você entende como funciona, pode chegar facilmente neles. Assim sendo, usar os mais novos instrumentos de captação de informação para análise torna-se essencial em diversas etapas do marketing.

Alguns especialistas dizem que a minoria, em torno de apenas 10% dos profissionais de marketing são modernos, com hábitos de se atualizar constantemente. Você está entre estes 10%? Veja algumas perguntas que podem ajudar a descobrir:

1) Em quantos projetos você usou ferramentas de Big Data para definir estratégias?

2) Você usa ferramentas de feedback em tempo real?

3) Você costuma segmentar o comportamento de acordo com a localização e preferências?

Se respondeu sim às perguntas, você está no caminho certo. Se não, entenda que a compreensão sobre os clientes precisa ser atualizada para uma visão mais abrangente e estratégica. Em consequência dos avanços da tecnologia, processos de comunicação e globalização, as teorias tradicionais do marketing sozinhas já não bastam. Tudo está mudando a todo instante, e isso também se aplica aos seus consumidores e, principalmente, aos seus concorrentes.

 

Tags: , ,

Deixe uma resposta