Governo de Minas Gerais investe em tecnologia para alcançar a excelência no atendimento ao servidor público

12 de Janeiro de 2015 Por SAP Notícias Brasil 0

governo-de-minas5Automação dos serviços de gestão de pessoas com tecnologia SAP vai permitir ao governo mineiro padronizar processos e ter dados atualizados dos mais de 500 mil funcionários do Estado. Servidores terão acesso em tempo real a informações sobre benefícios e carreira

São Paulo, 22 de dezembro de 2014  – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), desenvolve desde 2010 o Projeto de Modernização da Administração dos Serviços e Sistema de Pessoal (Masp). O projeto vai modernizar os serviços prestados ao funcionalismo, garantindo mais agilidade e eficiência no processamento da vida funcional dos servidores e na concessão de vantagens e benefícios como aposentadoria e progressões.

Várias ações vêm sendo desenvolvidas pelo Masp  e em fevereiro deste ano a Seplag realizou licitação para aquisição e implantação da solução de gestão de RH,  com a escolha pela tecnologia SAP. A empresa parceira da fornecedora, Engineering do Brasil, é quem está fazendo a implementação das soluções. Estão sendo utilizadas as soluções  de gestão de pessoas em tempo real (SAP HCM powered by SAP HANA), processos de negócios (SAP BPM) e de gerenciamento de conteúdo (SAP ECM).

O uso dessas soluções vai ajudar na melhoria do atendimento aos mais de 460 mil servidores civis ativos, inativos e pensionistas do Estado e na sua capacidade de planejar e gerir os recursos humanos e financeiros de forma ainda mais eficiente. Permitirá também ao Governo de Minas ter uma visão única e sistêmica dos processos, garantindo redução de custos e transparência nos procedimentos.

“Com a ajuda da tecnologia, teremos processos padronizados e os serviços de gestão de pessoas serão muito mais ágeis e cômodos, já que as informações serão processadas em tempo real”, afirma a Subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, Fernanda Neves.

Segundo a subsecretária, a modernização também será fundamental para permitir ao Governo realizar previsões mais concretas a respeito do planejamento e acompanhamento do desenvolvimento profissional dos servidores. “O desenvolvimento de pessoas, a valorização do servidor e o ganho de eficiência governamental são pilares fundamentais para o plano de crescimento e evolução do Estado”, completa.

Outro benefício do projeto MASP é que os procedimentos de gestão de pessoas e os serviços aos servidores ficarão mais claros, fáceis de serem acessados e precisos para uso do funcionalismo e com atendimento mais capilarizado. O atendimento terá tempo predefinido e os servidores contarão com acesso online a serviços que hoje só podem ser realizados de forma presencial, como requisição e alteração de férias, consulta ao tempo trabalhado, inclusão de cursos e capacitações em sua pasta funcional e solicitação de licenças que não demandam avaliação pericial. Poderão também esclarecer dúvidas e acompanhar a situação de uma demanda, realizar simulações para a carreira e ser informados sobre assuntos de maior interesse, além de terem benefícios concedidos automaticamente.

O desafio é grande para a Seplag, pois é um projeto de longo prazo e que envolve muitas pessoas que precisam se habituar a uma nova plataforma. “Trabalhamos com 600 mil pagamentos, temos 3600 pessoas incluindo informações diariamente no sistema atual de gestão de pessoas e 65 órgãos governamentais operando ainda com processos manuais. O nosso grande desafio é padronizar tudo, mobilizar a alta administração em prol da modernização e trabalhar essa mudança cultural junto aos funcionários que lidam com as informações dos servidores”, afirma Fernanda.

Transformação

A origem do Masp deu-se após os primeiros levantamentos realizados pela Seplag visando a melhoria dos processos de aposentadoria de servidores. A partir desses levantamentos surgiu a oportunidade de se buscar a modernização de toda a área de gestão de pessoas.

O primeiro passo foi preparar um raio x dos processos “Já na etapa inicial, de diagnóstico, identificamos que uma das causas da pouca efetividade à época devia-se à complexidade da base de dados, que era enorme e antiga, além de processos pouco padronizados. Partimos também para o redesenho de mais de 300 processos”, lembra Fernanda.

Terminadas as fases de diagnóstico e redesenho de processos, o próximo passo foi elaborar os requisitos para aquisição de um sistema tecnológico que atendesse às necessidades específicas do Estado de Minas Gerais com a escolha, via licitação, da tecnologia SAP.

“Com a implantação de tecnologia de gestão em tempo real, a administração pública do Governo de Minas Gerais dará um salto enorme para um modelo de vanguarda, oferecendo um atendimento único e personalizado aos servidores do Estado”, diz Eloy Tertuliano, executivo de contas para serviços públicos da SAP Brasil. Para o executivo, a tecnologia ajudará o governo a ter uma maior integridade e confiabilidade das informações e assertividade de alocação de recursos financeiros

Por fim, a tecnologia de gerenciamento de conteúdo da SAP permitirá um novo modelo de gestão de documentos relativos à vida funcional dos servidores. Toda tramitação e consulta de documentos será realizado de forma eletrônica.

Sobre a SAP

Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a 263 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/ e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Informações para a Imprensa
Grupo TV1 – Assessoria de Imprensa da SAP Brasil
Alex Cabral,
acabral@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0406
Laís Kokumai,
lkokumai@tv1rp.com.br, Tel.11 3677 0834
Laura Gonçalves,
lgoncalves@tv1rp.com.br, Tel. 11 3677-0353
Talita Marcon,
tmarcon@tv1rp.com.br  Tel. 11 3677 0423

SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503-2554

Baixar versão PDF.

Tags: ,

Deixe uma resposta