A nova política financeira: Tecnologia

13 de Janeiro de 2015 Por SAP Blogs 0

Digital stock tickerAs inovações tecnológicas vêm ajudando operações e projetos de incontáveis departamentos das mais variadas empresas. A tecnologia faz parte do dia a dia da maior parte das empresas, trazendo mudanças e melhorias que se tornam indispensáveis. E como essas mudanças estão acontecendo nos departamentos financeiros?

Antes de qualquer análise, precisamos entender que a rotina de uma empresa passa por constantes mudanças. Podemos destacar:

  • Pressão por metas
  • Aumento da concorrência global
  • Política de preços x quantidade atual de estoque
  • O intenso crescimento de conteúdos e novidades digitais na internet a cada ano, que podem influenciar o mercado da empresa
  • O aumento de processos, exigindo que o banco de dados equilibre as informações com eficiência

Embora a função da área financeira continue sendo a administração do dinheiro, é fundamental verificar:

  • Se a redução dos custos permite a manutenção ou melhora da qualidade
  • Como atingir os objetivos financeiros com um trabalho sustentável
  • Se no final de cada mês e ano, a análise financeira tem um processo prático, com recursos que permitem ações ágeis

Por tudo isso, a tecnologia vem contribuindo para as áreas financeiras de várias formas:

1) Database: Através do gerenciamento de grandes volumes de dados com alta velocidade, os profissionais financeiros têm tudo que necessitam em apenas um local, facilitando o acesso a qualquer informação de qualquer processo.

2) Nuvem: Com as informações armazenadas em local seguro, e acessíveis de qualquer lugar, a área financeira tem mais flexibilidade para controlar processos e trabalhar em rede. Não é mais necessário que todos estejam no mesmo lugar, na mesma hora.

3) Simplicidade: Quanto menos processos, mais rapidez em execuções e relatórios. Softwares que integram sistemas e procedimentos financeiros simplificam as atividades da área e permitem que os funcionários direcionem sua atenção para a qualidade da entrega.

As decisões da área financeira precisam ser baseadas em dados atualizados e completos. É essencial que os colaboradores tenham acesso a 100% das informações, para não apontar caminhos incompletos, investir equivocadamente ou projetar um cenário falso. Invista na tecnologia certa para alavancar seu departamento financeiro.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta