Tic-Tac. Seu marketing está em tempo real?

15 de Janeiro de 2015 Por SAP Blogs 0

timeAté alguns anos atrás, para uma empresa definir sua estratégia de marketing bastava pensar em seu público-alvo e analisar Produto, Preço, Praça e Promoção. Mas o mundo mudou, a concorrência se multiplicou, a globalização explodiu e a comunicação via internet tornou tudo mais rápido. Uma mudança tão forte que o marketing passou a ser feito em tempo real, mudando segundo a segundo.

Nesse novo marketing, as pessoas são constantemente analisadas e recebem conteúdos e ofertas personalizadas, pensadas para seu perfil, suas preferências, sua localização e seu comportamento de compra.

O RTM (Real Time Marketing) não é mais exclusivo das grandes marcas com milhões de reais em verbas. Pequenas e médias empresas já o utilizam e potencializam seu CMS (Content Management System) para aumentar as vendas. Será que a sua empresa está atualizada com o CMS em tempo real? Estes itens podem ajudar a descobrir:

(1) Você consegue criar novas campanhas, sem a necessidade de suporte dos profissionais de TI?
O CMS da sua empresa deve, obrigatoriamente, permitir que você crie microsites e páginas de destino em minutos. Você não precisa saber nada de HTML ou programação. O sistema CMS produz URLs automaticamente, evita páginas quebradas e facilita o gerenciamento de tags.

(2) Você consegue sincronizar seus conteúdos on-line com as redes sociais?

Milhões de internautas twittam, compartilham e curtem em tempo real nas redes sociais. Seu CMS deve tornar tudo mais fácil para integrar estas atividades com os conteúdos digitais da sua empresa. Por exemplo, exibindo vídeos e posts da empresa na mesma página da campanha. Além disso, é fundamental essa integração para acompanhar e responder aos internautas.

(3) Você consegue personalizar o conteúdo de acordo com as características do internauta que está acessando?

Segundo a Harris Interactive, empresa americana de pesquisas, quase 75% dos consumidores on-line ficam frustrados quando o conteúdo do site não se relacionada com seus interesses. Ao customizar o que os usuários podem ver em seus canais digitais de acordo com suas preferências e comportamento, você pode aumentar o engajamento com a marca e a lealdade do cliente. Para isso, seu CMS deve apresentar recursos de personalização, como características de visitantes, variações de conteúdos e segmentos.

(4) Você consegue dar aos usuários uma experiência consistente, independente de como eles se conectam?

Hoje, a maioria das pesquisas online são feitas  a partir de smartphones ou tablets. Ou seja, quando analisamos números de acessos, os computadores desktop ficaram para trás. Qualquer estratégia de marketing em tempo real precisa contemplar os dispositivos móveis.

Seu CMS deve redimensionar imagens e comprimir scripts, por exemplo. Além disso, deve reutilizar regras de conteúdo e personalização digitais entre sites móveis e desktop, para que os usuários tenham a mesma experiência personalizada, independente do tamanho ou resolução da tela.

(5) Você consegue se adaptar a aumentos repentinos de tráfego?

Quando uma estratégia de marketing em tempo real é eficiente, é possível ver o aumento de tráfego decorrente de trendings ou campanhas de marketing viral. Seu CMS deve identificar tais mudanças e trabalhar de forma eficiente em processadores multi-core, além de suportar clusters e balancear cargas através de múltiplos nós.

Se você respondeu sim para as 5 questões acima, parabéns. Sua empresa está atualizada com as estratégias em tempo real do novo marketing. Mas cuidado. O mundo moderno está constantemente mudando, e não é permitido se acomodar. Continue conectado com as novidades para nunca ficar para trás.

 

Tags: , ,

Deixe uma resposta