Cinco soluções para simplificar o gerenciamento de capital humano

10 de Fevereiro de 2015 Por SAP Blogs 0

A couple meet with a business manager

A força de trabalho é o capital mais valioso de uma empresa bem sucedida. Gerenciar esse patrimônio pode parecer tão complexo quanto lidar com outros recursos da organização no tempo da Economia em Rede. Afinal, à medida que cresce o número de colaboradores, aumenta o trabalho do RH para desenvolver e reter esses profissionais. Essa tarefa desafiadora por ser simplificada graças a algumas ferramentas tecnológicas que podem facilitar a gestão de capital humano da sua empresa:

Conhecer melhor cada colaborador

Não existe nada mais frustrante para um colaborador do que sentir-se “apenas mais um funcionário”. É preciso reconhecer a força de trabalho como seres individuais, conectando um nome a um rosto e, então, às suas habilidades, necessidades e objetivos. Uma plataforma com registro de perfis individuais dos colaboradores é a melhor forma para que o empregador possa conhecer melhor cada pessoa e obter em tempo real suas perspectivas para alinhar os objetivos da equipe e os individuais com os objetivos corporativos.

Identificar, desenvolver e reter talentos

Com a tecnologia de gerenciamento integrado de talentos disponível no local ou na nuvem, é possível encontrar os melhores profissionais para determinadas funções e aprimorar a tomada de decisão sobre planos de desenvolvimento de competências de curto e longo prazo. Com esse tipo de ferramenta o empregador poderá contratar e reter talentos que vão ajudá-lo a ampliar seu negócio.

Gratificar por desempenho

Retorno sobre o desempenho é o conceito-chave para manter sua força de trabalho motivada e feliz. Para melhorar os resultados de sua equipe é preciso mensurá-los e recompensá-los. Um software para avaliação de desempenho pode fornecer insights valiosos para a implementação de programas de recompensa que beneficiem o colaborador com base no desempenho. A avaliação também servirá para fortalecer a cultura de feedback, oferecendo uma melhor visão sobre os aspectos que podem ser melhorados e incentivando a equipe a tornar-se cada vez melhor.

Automatizar pagamentos e gerenciar presença

Automatizar pagamentos mensais é essencial para garantir que o RH utilize mais do seu tempo e esforço em outras questões de valorização do capital humano. Além de maximizar a produtividade do setor, a tecnologia simplifica e padroniza processos complexos, minimizando interrupções ou possíveis atrasos, garantindo a conformidade legal dos pagamentos. Uma plataforma para gerenciamento de presença economiza o tempo e os custos do RH, pois permite acompanhas dados em tempo real para registrar, avaliar e prever as demandas dos colaboradores, as definições de turno e as férias.

Facilitar a mobilidade dos profissionais

É cada vez mais comum a presença de trabalhadores móveis, e essa mobilidade diz respeito não apenas aos dispositivos, mas principalmente às pessoas. Trata-se de incentivar o engajamento e produtividade dos colaboradores para aumentar a vantagem competitiva e garantir um gerenciamento de capital humano mais completo. Com soluções mobile, o RH poderá entrevistar candidatos por tablets, receber no smartphone percepções da força de trabalho para tomada de decisão, ou mesmo obter relatórios de presença e desempenho de colaboradores remotamente. Criar uma estratégia móvel de gerenciamento de pessoas pode ser o futuro do seu negócio.

A tecnologia pode ser uma grande aliada para o desenvolvimento de uma organização focada em pessoas. Por meio dessas ferramentas é possível conectar ideias e pessoas, simplificar o processo de gestão de colaboradores e criar novas perspectivas para o RH, garantindo os melhores resultados da força de trabalho.

Tags: ,

Deixe uma resposta