Como a internet das coisas está moldando o futuro dos negócios

19 de Fevereiro de 2015 Por SAP Blogs 0

IMG_33

Ao que tudo indica, 2015 será o ano da evolução da Internet das Coisas (IoT). Diversos eventos sobre tecnologia têm colocado o assunto em pauta, e as grandes empresas estão cada vez mais familiarizadas com a comunicação máquina a máquina (M2M) e seu conceito de conectar objetos comuns, como eletrodomésticos, automóveis ou acessórios, ao poder da internet.

Mas o potencial dessa tecnologia não vai mudar apenas o dia a dia das pessoas, a IoT está e vai continuar transformando também a forma como fazemos negócios. Empresários e CIOs devem estar atentos para algumas das maneiras como a Internet das Coisas pode impactar seu negócio:

Big Data

Muitas empresas já compreenderam a importância dos softwares de Big Data para gerenciar informações corretamente, economizando tempo e investimentos e acelerando processos. Com a IoT, a quantidade de dados em rede que conhecemos hoje vai multiplicar-se inúmeras vezes. Serão bilhões de dispositivos conectados e as empresas terão uma verdadeira avalanche de informações para coletar, organizar e analisar. Capacidade de gerenciamento de dados é a base da IoT.

Foco nos serviços

Uma vez que o objetivo maior da IoT é obter dados e convertê-los em informações para aprimorar o desempenho dos objetos, os serviços ganham tanta relevância quanto os hardwares. O futuro será pensar menos na fabricação de produtos inteligentes e mais na compreensão das oportunidades geradas por esse novo modelo de negócios, como as assinaturas de serviços, que proporciona uma receita constante em vez de apenas uma venda. Imagine que um atleta adquira um equipamento que pode ser vestido (wearable device) e coleta alguns dados sobre seu desempenho enquanto se exercita. Assinando um serviço de acompanhamento que interaja com seu prontuário eletrônico do consultório do seu médico, ele receberá uma orientação nutricional ou recomendações de repouso de acordo com sua rotina de atividades físicas. As possibilidades de serviços são inúmeras.

O novo Gerenciamento de Dispositivos Móveis

Na era da mobilidade, o Gerenciamento de Dispositivos Móveis (MDM) é indispensável para monitorar, gerenciar e fornecer segurança de dados corporativos móveis. Agora o MDM precisará contar com um novo tipo de gestão para dar conta da ampla gama diversificada de dispositivos que podem se conectar à Internet das coisas. O conceito de Unified Management Endpoint (UEM) é gerenciar esses dispositivos, independentemente da sua localização geográfica ou tipo, sejam smartphones no escritório, tablets alocados nos clientes ou eletrônicos em pontos de venda.

O fato é que a Internet das Coisas vai criar oportunidades para empresas de todas as áreas e portes para experimentar novas formas de inovação e criatividade. À medida que a IoT evolui para tornar a vida de todos mais fácil em muitos níveis, o trabalho da empresa para manter-se atualizada e à frente da concorrência aumenta. Este é o momento de adaptar seu negócio à nova indústria que a Internet das Coisas está moldando.

Tags: ,

Deixe uma resposta