Soccer team in a huddle

SAP Labs Latin America inova com Internet das Coisas no SAP Forum Brasil

17 de Março de 2015 Por SAP Notícias Brasil 5

Durante o evento, serão demonstrados protótipos para a área de saúde baseados em sensores e tecnologia para vestir, drones, impressoras 3D e outros equipamentos de última geração utilizando a plataforma SAP HANA

São Paulo  – O SAP Labs Latin America, organização da SAP voltada ao desenvolvimento e suporte para a região da América Latina, apresentará soluções inovadoras durante o SAP Forum Brasil, nos dias 17 e 18 de março, em São Paulo. Sob o tema Internet das Coisas, serão demonstrados protótipos desenvolvidos durante a Innoweek, competição entre profissionais do SAP Labs Latin America, realizada em novembro de 2014. Na ocasião, foram apresentados quatro desafios e 40 funcionários participaram no desenvolvimento de três soluções que serão exibidas durante o evento.

Entre estes protótipos, está uma solução para agricultura apoiada por um Phantom Drone. O objetivo é administrar melhor as plantações para aumentar produção e eficiência, com base em técnicas que não agridam o meio ambiente. O equipamento coleta informações usando diferentes sensores, como os de temperatura, luminosidade e altura da planta, e utiliza uma imagem especial para inferir um valor IVDN (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) – número que serve para estimar volume, qualidade e desenvolvimento de vegetação. Todos esses dados são enviados para a plataforma SAP HANA, analisados em tempo real e apoiam a tomada de decisão para gerenciar a plantação.

O segundo protótipo, chamado HALP (Health and Life Platform ou Plataforma de Saúde e Vida) consiste na aplicação de sensores sobre a roupa de um bebê e serve para monitorar os sinais vitais em tempo real, ajudando no acompanhamento de doenças com base no histórico de informações da criança e na análise preditiva. Se o bebê estiver em uma posição indevida, uma das causas mais comuns de morte no período neonatal, o aplicativo envia um alerta para os pais.

O terceiro projeto é o SmartBuilding e tem como objetivo tornar o edifício do SAP Labs Latin America mais inteligente e sustentável. É um aplicativo conectado a vários sensores distribuídos pelas instalações, que medem e controlam iluminação dos escritórios, temperatura, ruído, vagas de estacionamento disponíveis ou o estado dos banheiros. Todas essas informações utilizam a plataforma SAP HANA como banco de dados.

“A inovação pode ser usada hoje para melhorar a vida das pessoas em praticamente qualquer lugar”, explica Daniel Duarte, executivo chefe responsável por inovação e experiência do cliente do SAP Labs Latin América. “Com uma tecnologia poderosa como SAP HANA atuando na base, não existem limites para a criatividade”, acrescenta.

Sobre a SAP

Líder mundial no mercado de aplicações de software empresarial, a SAP (NYSE: SAP) ajuda empresas de todos os tamanhos e setores do mercado a funcionar melhor. Ao abranger desde a operação à análise executiva e de desktops até dispositivos móveis, a SAP capacita pessoas e organizações a trabalharem juntas e a explorar os negócios com mais eficiência para manter-se à frente da concorrência. Os serviços e aplicativos da SAP dão a 282 mil clientes no mundo condições para operar, decidir, adaptar e colaborar melhor e crescer com sustentabilidade. Para mais informações, acesse o site www.sap.com.br, a sala de imprensa http://brasil.news-sap.com/e o Twitter @SAPNotíciasBR.

Sobre o SAP Labs Latin America

O SAP Labs Latin America é a organização da SAP voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas. Fundado em 2006, em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), o SAP Labs é o primeiro e único centro da SAP na América Latina, um dos 14 mantidos pela companhia em todo o mundo e um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. Ele promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizado no polo tecnológico da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, o SAP Labs possui cerca de 500 funcionários e foi considerado – por dois anos consecutivos – pelas Revistas Exame e Época uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em 2013 e 2014.

Baixar versão em PDF.

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta