O presente e o futuro da IoT no SAP Forum Brasil

24 de Março de 2015 Por SAP Blogs 0

Quando falamos em Internet das Coisas (IoT) imaginamos uma infinidade de aplicações, e diante da amplitude de possibilidades fica até difícil visualizar sua utilização na prática. No SAP Forum Brasil os visitantes puderam conferir de perto cinco showcases com demonstrações ao vivo de como a IoT vai simplificar e mudar para sempre as nossas vidas.

Wearables

Imagine uma roupa de bebê que pudesse registrar e informar a temperatura, os batimentos cardíacos, a movimentação e o posicionamento do seu filho em tempo real. Por meio dos Weareables, os dispositivos vestíveis, e da tecnologia SAP HEC e Lumira é possível coletar diversos tipos de dados biométricos. Essa tecnologia permite monitorar a saúde e as necessidades de um bebê, de uma pessoa com uma doença crônica, como mal de Parkinson, por exemplo, ou ainda de pessoas idosas, criando um histórico dados que poderá servir de apoio para diagnósticos médicos mais precisos.

Drones no agronegócio

Os drones, aliados às tecnologias SAP HEC, Lumira e Predictive, ajudarão a multiplicar os resultados e a eficiência da agricultura de forma eficaz e ecologicamente correta. Câmeras integradas aos drones coletam dados e a plataforma analítica fornece informações com agilidade, como temperatura, umidade, crescimento da colheita, entre outros, permitindo uma rápida tomada de decisões.

Smart building

A IoT não está apenas automatizando ambientes, mas está tornando-os mais inteligentes. Com a tecnologia SAP HEC & Lumira, um único aplicativo pode dar suporte a toda a eficiência do edifício, permitindo que gestores monitorem os ambientes e os funcionários de maneira interativa. Também é possível medir e controlar a luz do ambiente, a temperatura, os ruídos, além de gerenciar vagas de estacionamento disponíveis e outras instalações.

Smart Vending Machine

A vending machine interativa utiliza a Internet das Coisas para ampliar e melhorar a experiência do cliente e facilitar a gestão para as empresas. O projeto foi desenvolvido com o poder das tecnologias SAP HANA e SAP Lumira, e possibilita o monitoramento das vendas em tempo real de forma a otimizar a cadeia de suprimentos. A tecnologia integrada permite gerir facilmente os recursos e maximizar os lucros.

Grêmio e SAP

A tecnologia está reinventando o esporte. O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense visitou a seleção alemã e descobriu como o aplicativo baseado na tecnologia SAP HANA ajudou a Alemanha a obter os resultados da última Copa do Mundo. A solução SAP coleta e processa as informações das partidas e de cada jogador em tempo real, permitindo medir o desempenho individual e criar melhores estratégias para o trabalho em equipe. Uma base de dados dos jogos cria um histórico importante para auxiliar as tomadas de decisão.

Os showcases do SAP Forum Brasil permitiram que os visitantes experimentassem na prática o poder da Internet das Coisas. Além de ter uma ideia do que a IoT já está fazendo, o público pôde dar uma “olhada no futuro” e ter insights de como essa tecnologia vai moldar o amanhã com simplicidade.

info-internet-das-coisas

1 comment

Deixe uma resposta