Cinco maneiras de promover o crescimento dos negócios

20 de Abril de 2015 Por SAP Blogs 7

272427_l_srgb_s_gl

Acabei de ler um relatório da Circle Research sobre ambição. Ele revela que “alcançar o crescimento” é a maior ambição entre empresas de pequeno e médio porte (PMEs). No entanto, menos da metade de todos os entrevistados quer introduzir novos produtos e serviços, penetrar novas regiões ou expandir estabelecimentos comerciais. Isso me faz pensar: como as PMEs poderão satisfazer ambições de crescimento, aproveitando ao máximo o que já têm? Eis minhas sugestões.

1. Peça a opinião do público

Ninguém melhor do que os clientes para dizerem o que querem – portanto, pergunte a eles. Crowdsourcing é uma forma de obter ideias consultando pessoas online. Tem beneficiado grandes marcas como Lego, Netflix e McDonald’s. Mas também pode ajudar pequenas empresas. giffgaff, uma operadora de rede móvel no Reino Unido, utiliza sua comunidade online para responder a perguntas de outros clientes. Threadless, uma varejista de camisetas online em Chicago, recebe novas ideias de design dos clientes. Já a GooseGrade, um site gratuito de edição, usa o crowdsourcing para fazer edições pela Web. Então, o que os clientes poderiam fazer por você?

2. Assuma riscos

Você não crescerá se ficar parado. Você precisa estar disposto a se adaptar, evoluir e assumir riscos. Mas não tente analisar essas coisas com cautela – pense nelas como oportunidades. Saiba o que funciona, o que não funciona e então aja – inovação é isso. Quem sabe onde você poderá chegar?

3. Envolva os clientes de maneira criativa

Quando se trata de se conectar com clientes, todos falam de redes sociais. Mas há outras formas de envolver seu público. Eventos educacionais podem ser uma boa maneira de conhecer clientes e posicionar-se como um especialista do setor. Se você fabrica tênis de corrida, por que não organizar um evento de fitness? Ou, se você for uma empresa do setor financeiro, que tal uma consultoria especializada e gratuita para o público? Seja criativo e pense em como dar nova vida à sua marca.

4. Una forças com outras empresas

Como ávido comprador online, recebo pacotes e faço devoluções semanais. É difícil enviar pacotes durante o expediente, por isso muitas vezes uso o serviço de devolução de minha loja local. Isso não só beneficia os varejistas online, que podem atender melhor o cliente, mas também os negócios locais, como jornaleiros, que podem diversificar serviços. Como se conectar com outras empresas?

5. Automatize os processos

Quanto de seu tempo é gasto em tarefas administrativas rotineiras que poderiam ser automatizadas? Se a resposta for “demais”, você deve pensar em uma solução tecnológica. A SAP oferece soluções de software especialmente desenvolvidas para necessidades e orçamentos de empresas de pequeno e médio porte. Elas podem ajudá-lo a automatizar tarefas em toda a empresa e, por sua vez, aumentar a eficiência. Assim, você pode dedicar mais tempo com tarefas importantes – como o crescimento dos negócios.

Você pode ler o relatório, “Ambição: por que a ambição é importante e como as PMEs estão atingindo suas metas”, patrocinado pela SAP, em www.urlhere.com.

FONTES:
www.giffgaff.com
http://techcrunch.com/2009/08/25/goosegrade-uses-crowdsourcing-to-edit-website-copy/
http://www.chicagomag.com/Chicago-Magazine/July-2012/How-Jake-Nickell-Built-His-Threadless-Empire/

Deixe uma resposta