Soccer team in a huddle

A revolução in-memory

7 de Maio de 2015 Por SAP Notícias Brasil 0

Por Paul Baur

 Um livro novo explica a teoria, a tecnologia e a prática por trás dos bancos de dados in-memory, o mecanismo no qual novos aplicativos podem ser instalados.

É outono de 2006, e o Prof. Dr. hc. mult. Hasso Plattner, Presidente do Conselho Superintendente da SAP SE, e professor da Universidade de Potsdam, está procurando um tema para desafiar seus candidatos a PhD. Com um quadro branco, pincéis atômicos e um apagador em mãos, Plattner lança uma pergunta simples, porém audaciosa: Se alguém desenvolvesse hoje um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) do zero, como ele seria?

O experimento e as discussões de vanguarda de Plattner com os alunos de PhD deflagraram uma cadeia de eventos que culminaram no lançamento de um sistema de banco de dados in-memory, o SAP HANA. Com a memória ficando cada vez mais barata e graças à capacidade de processar maciçamente dados em paralelo, Plattner previu que os sistemas ERP poderiam se beneficiar dessa tendência, analisando e atualizando instantaneamente os dados, e praticamente atingindo tempo de resposta zero.

 InMemoryRevolution_TextAqueles que estão curiosos para conhecer os maiores avanços tecnológicos aliados ao poder de transformar os negócios ou abalar os setores vão querer ler “The In-Memory Revolution”, em tradução livre A revolução in-memory, coautoria de Plattner e Bernd Leukert, membro do Conselho Executivo da SAP SE e responsável pela área de Produtos e inovação. O livro contém um mix de histórias dinâmicas e referências sobre a base da computação in-memory e as novas formas que empresas no mundo todo estão adotando para resolver desafios de negócios que outrora eram insolúveis e, portanto, não eram abordados.

O objetivo do livro é oferecer aos leitores um melhor entendimento do que esperar do futuro dos negócios e mostrar como eles podem se engajar na evolução de aplicativos empresariais já existentes com novas tecnologias. O SAP HANA é o mecanismo no qual aplicativos completamente novos podem ser instalados, sendo capaz de triturar volumes crescentes de dados dos quais empresas e instituições precisam retirar insights em tempo real de suas operações e de seus stakeholders.

Os leitores aprendem tecnologias que atualmente servem como base para o SAP HANA e para o novo enterprise business suite, SAP Business Suite 4 SAP HANA (SAP S/4HANA), anunciado em fevereiro de 2015.

Exemplos presentes no livro descrevem tanto benefícios comerciais quanto tecnológicos do SAP HANA, abordando conhecimentos comerciais e tecnológicos. Na prática, o sucesso tecnológico e os benefícios comerciais do SAP HANA são descritos com êxito como duas faces da mesma moeda.

Os recursos do SAP HANA são demonstrados com exemplos reais criados em coinovação com parceiros. Cada exemplo mostra como o SAP HANA viabiliza os respectivos benefícios empresariais. Por exemplo, o autor explica como o SAP HANA armazena dados no nível mais fino de granularidade, e como isso possibilita uma flexibilidade nunca antes vista em aplicativos empresariais.

 O livro contém três partes principais em um design moderno que oferece suporte ao leitor durante a navegação no conteúdo:

  • A Parte I apresenta a base do SAP HANA e ressalta sua fundamentação técnica.
  • A Parte II aborda o SAP S/4HANA e os respectivos aplicativos para o mundo dos negócios.
  • A Parte III descreve exemplos de projetos reais do SAP HANA e explica como o SAP HANA habilita determinadas soluções e seu impacto nos negócios.

Executivos, consultores, pessoal de vendas e empreendedores de startup, assim como engenheiros, acadêmicos e alunos da área de ciências da computação preparam-se para desfrutar dos benefícios das informações fornecidas, mas a parte principal do livro pode ser acessada por qualquer pessoa interessada em aprender o que reserva o futuro da computação.

The In-Memory Revolution – How SAP HANA Enables Business of the Future, Springer International Publishing, 275 páginas. Prefácio de Clayton Christensen, Kim B. Clark Professor de Administração de Negócios, Harvard Business School.

Saiba mais

Tags: , , , , , , ,

Deixe uma resposta