Soccer team in a huddle

Seis condições para fazer a inovação acontecer na sua empresa

26 de Maio de 2015 Por Ivy Leça 3

A inovação não é uma tarefa que pode ser realizada sempre que se queira. Ela pode acontecer como resultado de uma série de estímulos diferentes. Dessa forma, cabe aos gestores criar um ambiente propício para estimular novas formas de pensar dentro da empresa. Veja seis condições que os líderes podem criar para que a inovação prospere:

Estrutura suficiente e simplificação de processos

Garanta que sua equipe tenha estrutura e autonomia suficientes para trabalhar de forma eficaz, sem burocracias desnecessárias e interrupções. Dessa forma, ela terá flexibilidade para se auto-organizar e reagir a novas situações com agilidade, sem a necessidade de obter aprovações a todo momento. Defina alguns parâmetros e permita que sua equipe trabalhe livremente dentro deles.

Tolere o erro

Se você deseja que sua equipe tente inovar, deve encorajar iniciativas. A inovação precisa de um pouco de ousadia para acontecer. Mas lembre-se: quem nunca errou, nunca tentou algo novo. Esteja preparado para os erros, saiba como analisá-los de forma produtiva, extraia as lições que eles podem oferecer e estimule sua equipe a recomeçar da melhor maneira possível.

Mantenha o estímulo

A inovação deve ser estimulada constantemente, deve ser um processo de incentivo contínuo. Um dos papéis do líder é manter sua equipe animada. Estabeleça mecanismos de reconhecimento de seus funcionários, ofereça apoio e atenção, e desafie sua capacidade de questionar velhos modelos de negócios e pensar em novas opções.

Interação e colaboração

Incentivar a colaboração é provavelmente um dos pontos mais importantes para fomentar a inovação. Crie um canal de comunicação aberto, interaja com seus funcionários sobre as mais diferentes ideias, não apenas ao que for relevante para suas áreas de atuação. Encoraje a troca de experiências entre a sua equipe.

Promova a diversidade

Estimular a diversidade dentro da sua força de trabalho é essencial para garantir um grupo com ideias diversificadas e complementares. A diversidade de gênero, idade, comportamento, opiniões, entre outras coisas, garante uma gama muito maior de experiências, visões e pontos de vista dentro da empresa, o que resulta em projetos mais abrangentes.

Rotatividade de funções

Ao atuar em outros setores dentro da empresa, o funcionário consegue ter uma nova visão, uma perspectiva mais ampla de todos os processos do negócio. Além de explorar novas habilidades, entrar em contato com outros funcionários e obter insights, ele também vai levar suas experiências e conhecimentos para a nova área de atuação.

Criar um ambiente com comunicação aberta, com oportunidades para a tentativa e o erro, que incentive a criatividade e estimule um novo pensamento é a melhor forma de manter a inovação presente e a todo vapor dentro do seu negócio.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta