Soccer team in a huddle

Gamificação: o que é e como essa ideia pode ajudar o seu negócio

10 de Julho de 2015 Por Ivy Leça 3

Afinal, o que é gamificação e por que esse termo tem se popularizado tão rapidamente no mundo corporativo nos últimos anos? Podemos dizer que a gamificação (gamification) é a aplicação de conceitos, elementos e mecânicas de design de jogos em outros cenários, a fim de utilizar os gatilhos criados pelos jogos em outros contextos.

Aplicar uma estratégia de gamificação nos negócios pode trazer muitos benefícios para a força de trabalho, impactando seu engajamento e seu desempenho dentro da companhia de forma muito positiva. A ideia é utilizar os elementos incentivadores dos jogos para melhorar alguns pontos. Entre os benefícios de adotar um projeto de gamificação nos negócios, estão:

Socialização: desde sempre as pessoas querem pertencer a um grupo, querem interagir e se sentirem importantes, e não é diferente no trabalho. Quando inserimos um funcionário em uma dinâmica de gamificação, trabalhando em equipe ou individualmente, competindo no jogo, isso estimula a interação entre os participantes.

Produtividade e engajamento: a abordagem da gamificação focada no entretenimento incentiva o engajamento dos funcionários e, consequentemente, se traduz na produtividade dos mesmos, pois promove inovação, colaboração e diversão dentro do ambiente corporativo.

Espírito de equipe: quando a dinâmica de gamificação inclui um trabalho colaborativo, o espírito de equipe é encorajado. O funcionário não estará defendendo apenas a sua vitória, mas de toda a equipe. Seus pontos fracos serão supridos pelos outros colegas e seus pontos fortes serão exaltados.

Criatividade e pensamento lógico: a essência dos jogos é utilizar o pensamento lógico e a criatividade para atingir objetivos e passar para o próximo nível. Com a gamificação é possível estimular essas “ferramentas” em diversos cenários para imaginar alternativas viáveis, além do convencional.

Competitividade e superação: o ser humano é um competidor por natureza. Todos nós gostamos de receber reconhecimento e nos destacar. Quando um funcionário participa de uma palestra ou curso, por exemplo, seu desejo final é receber um diploma. Somos movidos pela conquista. A gamificação utiliza esse desejo nato como combustível para incentivar os funcionários a atingirem seu potencial máximo e baterem seus próprios recordes, além de aprenderem a competir de forma saudável, tirando lições em cada fase.

A gamificação oferece muitos benefícios, e tem a vantagem de não ser uma estratégia complexa de implementar. Um projeto de gamificação nos negócios deve ser elaborado com foco em um objetivo principal, que pode ser o engajamento de funcionários, análise de conhecimento e habilidades, entre outras coisas. A mecânica de todo projeto de gamificação tem três etapas principais: pontuação, premiação e leaderboard.

Primeiramente, os desenvolvedores do projeto devem criar um sistema de pontuação por desempenho, no qual o usuário acumulará pontos que podem ser contabilizados em milhas, medalhas ou qualquer outro tipo de contador. É preciso estabelecer e deixar claro os critérios para pontuar.

Os pontos acumulados poderão ser trocados por recompensas, e o tipo de prêmio deve ser definido pensando no público-alvo do projeto: o que incentivaria seus funcionários a participar?

O projeto também deve incluir um leaderboard. Esse quadro de liderança, no qual cada participante poderá acompanhar seu desempenho, é essencial para mostrar a transparência do processo, além de ajudar a engajar os usuários, incentivando-os a superar os concorrentes e bater seus próprios recordes.

SAP Game

Se você quer experimentar na prática os benefícios da gamificação no mundo corporativo, participe do SAP Game.

São diversas oportunidades de ganhar pontos e medalhas diariamente: participando dos jogos, respondendo a quizzes sobre a SAP e suas soluções, fazendo o check-in diário e convidando amigos a participar.

Bônus: acompanhando as redes sociais oficiais da SAP no Facebook e no Twitter, o participante tem acesso a links exclusivos para ganhar mais pontos, que podem ser trocados por prêmios.

Experimente o poder de engajamento da gamificação e ganhe prêmios no SAP Game!

Tags: , , ,

Deixe uma resposta