Soccer team in a huddle

Saiba ouvir para ser ouvido e liderar melhor

4 de Agosto de 2015 Por Ivy Leça 196

Já dizia o ditado: temos dois ouvidos e somente uma boca, para ouvir duas vezes mais do que falamos. A sabedoria popular também se aplica ao mundo corporativo, onde todos têm sempre algo a dizer, mas nem todos estão dispostos a ouvir.

Saber ouvir é uma qualidade essencial para a liderança. Somente quando um líder consegue ouvir sua equipe é possível entender seus anseios, suas vontades e captar suas ideias. Saber ouvir não é silenciar, mas estar aberto para obter as informações necessárias para argumentar. Ao desenvolver essa característica, um líder obtém diversas vantagens de liderança:

Incentivar o feedback

Um líder que fala demais pode intimidar seus ouvintes, além de criar uma imagem de prepotência e desinteresse. Se você quer que os outros falem, precisa ficar em silêncio. Ao deixar espaço para que as pessoas falem sem interrupções ou sem um discurso posterior, o líder demostra humildade e compreensão, deixando sua equipe mais confiante para dar um feedback sincero e que será realmente útil para os negócios.

Demonstrar segurança

Pessoas que falam sem parar e não dão oportunidade para que as outras se expressem demonstram grande insegurança. Ao contrário do que possa parecer, um líder que não deixa as pessoas ao seu redor se expressarem mostra que não está seguro sobre o que diz e tem medo de ser contrariado ou de permitir que alguém mostre que ele pode estar errado.

Personalizar a comunicação com cada membro da equipe

Ao ouvir sua equipe com atenção, o líder consegue também observar melhor as características de cada funcionário. Com essa percepção personalizada, ele saberá quais os melhores meios e até quais as palavras mais indicadas para lidar com cada pessoa, fazendo com que sua mensagem seja melhor compreendida.

A avalanche de informações que recebemos diariamente e a facilidade para disseminá-las fazem com que a comunicação sofra com a escassez de concentração. A atenção tornou-se uma moeda importantíssima e rara. Se você quer ser ouvido, escute primeiro. Assim você saberá como dizer o que precisa, captando toda a atenção do seu ouvinte.

Tags: , ,

Deixe uma resposta