Soccer team in a huddle

Por que o futuro do trabalho depende da parceria entre RH e TI?

25 de Agosto de 2015 Por Ivy Leça 430

A tecnologia pode ajudar o RH a ter um olhar menos subjetivo e mais objetivo sobre a gestão de pessoas. Com base em fatos e dados precisos gerados pelos sistemas de gestão, o CHRO pode atuar de forma mais estratégica. Confira os principais pontos nos quais o RH deve focar no futuro do trabalho e entenda como a tecnologia pode ajudar nesse desafio:

Compreender os funcionários

Qual o maior desafio do RH? Atrair o perfil desejado? Reter talentos? Manter sua equipe motivada? A resposta pode variar, mas todas essas questões têm um elemento comum: para soluciona-las, é essencial que o RH compreenda sua força de trabalho.

Sistemas tecnológicos são úteis, pois ajudam a avaliar a atuação de cada funcionário, identificando picos de alto e baixo desempenho. Também é possível mensurar e reavaliar a experiência do colaborador para detectar pontos que podem ser melhorados dentro da empresa.

Coletar e analisar dados

Os dados são a chave para tornar o RH mais estratégico e preciso nas tomadas de decisão. E a melhor forma para coletar e analisar esses dados é com sistemas de gestão de pessoas. Com a tecnologia adequada, o RH consegue obter informações altamente relevantes e em tempo real.

A grande vantagem de uma plataforma tecnológica para o RH é o acesso 24×7, a unificação e o cruzamento de dados em um só local. Dessa forma, é possível analisar números de desempenho e obter informações individuais dos funcionários com mais facilidade. Assim o RH pode criar um sistema de recompensa por desempenho, personalizado de acordo com o perfil e as particularidades de cada equipe.

Tornar a jornada de trabalho mais flexível

Graças à tecnologia, a força de trabalho pode atender a demanda mesmo com uma jornada reduzida, horários flexíveis ou atuando como home office. E a nova geração de colaboradores do mercado demanda isso. Segundo a pesquisa Flexibilidade na vida profissional produzida pela Ericsson em julho deste ano:

  • 51% dos entrevistados brasileiros acreditam que ter um horário flexível é um fator decisivo no mercado.
  • 57% dos entrevistados brasileiros utilizam o celular pessoal para trabalhar.

Os avanços em mobilidade empresarial, como vídeo conferências, permitem que funcionários trabalhem remotamente de qualquer lugar do mundo. Esses recursos também estimulam a cultura da colaboração, tornando a equipe mais engajada e produtiva.

Criar uma parceria estreita entre RH e TI é muito mais do que desenvolver projetos integrados. É compartilhar os desafios da gestão de pessoas, criando uma ponte entre o CHRO e o CIO para que possam atuar em conjunto e driblar esses obstáculos. Dessa forma, todos ganham.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta