Soccer team in a huddle

SAP IBP: o que está planejado

1 de Setembro de 2015 Por Andreas Schmitz 19

Desenvolvido com base no SAP HANA, disponível também para dispositivos móveis pelo SAP Fiori, equipado com funções de previsão e conectado com o Microsoft Excel: o SAP Integrated Business Planning (SAP IBP) complementa o software de planejamento Advanced Planning and Optimization (SAP APO), que continuará recebendo suporte até 2025.

  1. O SAP IBP complementa o SAP APO, mas não o substitui. Que diferença o SAP IBP faz?
  2. Que módulos compõem o SAP IBP?
  3. Quais vantagens o SAP IBP oferece em relação à solução já existente?
  4. Como é o roadmap?
  5. Como é o suporte da SAP aos clientes durante a implementação do SAP IBP?

O SAP IBP complementa o SAP APO, mas não o substitui. Que diferença o SAP IBP faz?

O SAP IBP é uma ferramenta de planejamento para gerenciamento da cadeia de suprimentos que integra, em uma plataforma, as exigências das áreas de marketing, de planejamento de produção e mesmo de comercialização, em relação ao planejamento de orçamentos. Comparado à ferramenta existente e estabelecida, o SAP APO, ela apresenta pela primeira vez funções de previsão, com uma interface de usuário mais fácil de usar e aplicações que também podem ser usadas em dispositivos móveis. Desde o início, a nova ferramenta foi desenvolvida no SAP HANA e oferece, com a tecnologia UI5, suporte para o desenvolvimento de interfaces de usuário mais intuitivas pelo SAP Fiori, levando em consideração que o Microsoft Excel é uma interface de trabalho muito comum nas empresas. O SAP IBP também contém um add-on do Microsoft Excel, pelo qual o usuário pode efetuar logon no banco de dados SAP HANA e entrar diretamente no cenário de planejamento.

Que módulos compõem o SAP IBP?

– A central de comando do SAP IBP é a Supply Chain Control Tower. Todos os avisos que são emitidos para diversos sistemas, como o SAP APO, o CRM, o ERP e também sistemas não SAP, são agregados e processados aqui. 37 indicadores-chave de desempenho (KPIs) são predefinidos no sistema. Outros, específicos do cliente, podem ser criados.

– O SAP IBP for Sales and Operation Planning, abreviado como SAP IBP S&OP, está disponível tanto no local quanto na nuvem. Em geral, considera-se a nuvem primeiro, tratando-se do desenvolvimento desse produto. O objetivo do SAP IBP é possibilitar o planejamento 3D, ou seja, integrar e gerenciar a venda, a comercialização e o marketing com as exigências da produção e da área financeira, planejando com princípios colaborativos. Para isso, é usada a plataforma SAP JAM.

O SAP IBP for Demand é o módulo de planejamento de vendas – diferente do SAP APO – que poderá oferecer, pela primeira vez, previsões sobre a venda de produtos em intervalos específicos com novos métodos de previsão, por exemplo, com modelos ARIMA e mecanismos especiais de identificação de padrões.

No módulo SAP IBP Inventory, o objetivo principal é obter transparência sobre estoques de segurança. Para controlar dinamicamente estoques de segurança de acordo com a situação de vendas e a venda prevista sobre toda a cadeia de suprimentos, haverá suporte aos algoritmos “Multi-Echelon” da SmartOps, empresa desenvolvedora de software que a SAP adquiriu há dois anos.

As informações sobre entrega das peças necessárias para a produção estão integradas no módulo SAP IBP Supply. Aqui, é assegurado que há material o bastante para a produção em estoque.

No final do ano, o módulo IBP for Response completará o software. O módulo oferece uma interface nos sistemas ERP para consultar, por exemplo, se as peças necessárias para o pedido ainda estão no estoque ou se precisam ser produzidas. O IBP for Response confere se os planejamentos feitos até então estão corretos, permitindo alterações em curtíssimo prazo, além de aceitar os “pedidos do chefe”, podendo simular alterações e, de certa forma, distribuir tarefas rapidamente.

Quais vantagens o SAP IBP oferece em relação à solução já existente?

    • O SAP IBP for Demand pode usar os modelos ARIMA. Esse modelo de previsão possibilita, por exemplo, análises quantitativas. Para o SAP APO, o modelo não havia sido desenvolvido e análises eram possíveis somente com base em séries cronológicas.
    • Previsões a curto prazo são possíveis somente em uma base diária. Graças ao “Demand Sensing” tornou-se possível uma adaptação rápida às vendas atuais.
    • Com base em dados de sistemas de caixas, análises de mercado, mas também em dados do histórico de vendas, será possível desenvolver padrõese previsão e assim prever melhor como a venda dos produtos individuais se desenvolverá.
    • Como o SAP IBP foi desenvolvido originalmente na plataforma de computação in-memory SAP HANA, o desempenho é melhor que em sistemas que passaram a usar posteriormente a plataforma e a tecnologia de computação in-memory.
    • O programa de cálculo de tabelas Microsoft Excel é a ferramenta mais comum em empresas, mas também pode ser usado no SAP APO. No SAP IBP, o Excel é usado como a ferramenta de análise padrão. Ele apresenta uma visão completa da situação do planejamento atual no SAP HANA.
    • Pela plataforma de colaboração SAP JAM, é possível realizar tarefas como planejar orçamentos, distribuir tarefas, planejar compromissos, arquivar informações, compartilhar documentos e trabalhar além dos limites físicos do departamento com um smartphone ou tablet.
  • Desde a transação até a análise, o “Real Time Dashboard” oferece uma visão geral sobre o status de projetos na cadeia logística. Essa função também pode ser usada em dispositivos móveis, pelo UI5 e pelo SAP Fiori.
  • Sistemas que emitem alertas são exibidos em um mapa-múndi.

Como é o roadmap?

A antiga plataforma SCM do SAP APO será mantida até o ano 2025 pela SAP, mas a longo prazo ela não receberá mais atualizações. No próximo pacote de ampliação 4 (EHP 4), a ser lançado no início de 2016, as interfaces serão aprimoradas graças ao SAP Fiori, verificações de disponibilidade serão disponibilizadas e outras melhorias no uso do SAP HANA serão apresentadas.

No início de 2016, o planejamento detalhado, ou seja, o SAP APO PP/DS, será integrado também ao ERP, em conjunto com a disponibilidade no SAP APO, também como parte do novo Business Suite SAP S/4HANA. Este é só o começo da integração do SAP APO ao SAP S/4HANA. Com o pacote de ampliação 8 serão transferidos o planejamento detalhado e o planejamento de produção (PP/DS) durante uma operação adicional de logística no SAP S/4HANA. “O APO vive também no SAP S/4HANA”, diz Peter Bickenbach, especialista de SCM na SAP.

Os clientes podem começar a pensar em complementar os módulos do SAP IBP e assim continuar aprimorando seus instrumentos de planejamento. O primeiro módulo do SAP IBP foi o módulo Sales and Operation Planning powered by SAP HANA. Mais de 50 clientes já o usam mundialmente, como Syngenta, Mondelez e Exxon Mobile.

O conjunto completo de módulos para o SAP IBP estará disponível no final de 2015 na nuvem. Se a empresa investir integralmente na oferta na nuvem, todos os módulos SAP IBP serão usados com o novo Business Suite SAP S/4HANA.

 

Como é o suporte da SAP aos clientes durante a implementação do SAP IBP?

Com o Consulting Service da SAP, há a opção de desenvolver em conjunto um roadmap individual e dinâmico, ou seja, avaliar a perspectiva da migração para o SAP S/4HANA e discutir o SAP IBP on Demand e a transferência do planejamento detalhado ao ERP.

É possível obter mais detalhes com a criação de uma “empresa modelo”. Para isso, uma infraestrutura de sistemas será criada e, de acordo com a cópia mestre do sistema do cliente, serão oferecidas oportunidades de testar os módulos do SAP IBP individualmente. O objetivo é obter uma impressão sobre os recursos do software, testar processos, usar indicadores, criar painéis, mas sem usar as configurações específicas do cliente. Esse “pacote inicial” tem duração de 4 a 6 semanas.

No Comprovante de conceito (POC), dados “reais” e exemplos selecionados de clientes poderão ser simulados. Um POC tem duração média de 8 a 12 semanas

Caso necessário, estará disponível em seguida uma solução SAP Rapid Deployment que possibilitará a implementação do SAP IBP a um preço fixo.

As informações foram obtidas em colaboração com Peter Bickenbach, chefe do Centers of Excellence para SCM, DACH, SAP Alemanha

Imagem: Visão geral sobre o processo logístico – do gerenciamento de exigências à solução de logística, que deve estar disponível no quarto trimestre de 2015

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta