Soccer team in a huddle

O futuro do Procurement

10 de Setembro de 2015 Por Ivy Leça 17

O crescimento da população mundial e a preocupação com a sustentabilidade colocam em discussão temas relacionados ao Procurement (aprovisionamento ou aquisição também são termos utilizados no Brasil). Como estabelecer uma melhor relação com fornecedores? A resposta certamente reunirá questões como atuar mais estrategicamente, ser mais colaborativo, adquirir e possibilitar a tecnologia.

No entanto, resultados de um programa global de pesquisas sobre o futuro do Procurement, desenvolvido pela SAP em parceria com a Oxford Economics, revelam cenários internos de relação entre os profissionais da área tão decisivos para o amanhã do setor quanto os cenários externos.

Para obter uma perspectiva mais completa, os estudos envolveram duas pesquisas, sendo uma com 500 altos executivos de Procurement e outra com 500 funcionários não executivos de Procurement, de 18 países ao redor do mundo. Essa abordagem permitiu ir além do pensamento típico dos executivos para obter uma visão holística sem precedentes de onde Procurement está hoje e para onde ele deve caminhar nos próximos anos.

Uma descoberta chave, produzida por essa abordagem única, é que os dois grupos veem o futuro de formas muito distintas. Os altos executivos são muito mais propensos a acreditar que o Procurement vai manter sua estrutura atual, ou que irá mantê-la enquanto se torna mais estratégico e absorve outras funções. Por outro lado, os outros profissionais são mais propensos a dizer que o Procurement será completamente absorvido por outras áreas da organização ou será composto por uma equipe reduzida, com funções bem mais específicas.

As pesquisas – realizadas em estreita colaboração com especialistas de indústria da SAP – renderam muitos insights sobre como o Procurement é feito hoje e como ele será feito em um futuro próximo. Não foram identificadas apenas tendências, mas também informações, como o impacto da crescente colaboração com os fornecedores sobre o fluxo de trabalho diário dos profissionais da área e as realidades políticas de implementar um plano estratégico de Procurement em toda a empresa.

Confira as principais estatísticas apontadas nas pesquisas:

  • 63% dos executivos acredita que o futuro do Procurement parece familiar ou deve se tornar cada vez mais estratégico; apenas 49% dos profissionais concordam.
  • 50% dos profissionais acredita que as funções do Procurement irão diminuir ou serão absorvidas em outras unidades do negócio; apenas 37% dos executivos concordam.
  • 66% dos profissionais acredita que o Procurement tem um papel mais estratégico na organização; 56% dos executivos concordam.
  • 61% dos executivos acreditam que a tendência é que o Procurement gerencie todo o relacionamento com os fornecedores; 61% dos profissionais concordam.

Continue acompanhando o blog da SAP para obter mais insights sobre o futuro do procurement.

Tags: , ,

Deixe uma resposta