Soccer team in a huddle

Derrube as barreiras entre CIO e CMO

15 de Setembro de 2015 Por Ivy Leça 85

No mundo hiperconectado dos negócios de hoje, é difícil acreditar que ainda exista uma segregação entre departamentos. Quando os setores de uma empresa não são integrados, a comunicação não flui como deveria, o que pode gerar uma quebra de confiança, reduzindo a agilidade da força de trabalho e impedindo o crescimento. Todas essas questões impactam os resultados e a experiência do cliente, principalmente quando a ruptura ocorre entre CIO e CMO.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes. Hoje, eles têm uma infinidade de informações disponíveis para a tomada de decisão independente. Há alguns anos, se você quisesse comprar um computador, por exemplo, teria de falar com um representante de vendas para tirar suas dúvidas, enquanto hoje é possível acessar a internet para encontrar todas as informações técnicas do produto e ainda obter opiniões de outros consumidores.

Para criar uma experiência superior para o cliente, o Marketing precisa ter em mãos dados explícitos do cliente, como compras anteriores ou respostas de campanhas, e dados implícitos, como comportamento de compra ou navegação no site. Com essas informações em tempo real, o Marketing pode contextualizar os dados e agir de forma preditiva, ampliando suas chances de sucesso.

O processo para integrar TI e Marketing pode parecer um desafio. No entanto, esse é um fator-chave para que juntos, CIO e CMO, atinjam melhores resultados para o negócio. Confira os principais benefícios dessa parceria:

O Marketing não faz vendas, ele conquista clientes

O Marketing já não cuida apenas de criação e promoção. A proliferação de canais digitais e sociais capacitou as pessoas para exigirem mais, e agora a grande questão é envolver, engajar e fidelizar os clientes.

Tecnologias como Big Data estão ajudando CMOs a aprofundarem suas tomadas de decisões. A parceria entre CMO e CIO é necessária para permitir que os insights de dados sejam mais personalizados e relevantes, e que sejam entregues rapidamente para acompanhar a velocidade do mercado.

Diversos departamentos, uma visão integrada

De acordo com o recente relatório da TBR, “Driving agility in consumer products businesses with data visualization“, a capacidade de reação das empresas às tendências do mercado está intrinsecamente ligada a compreender e agir sobre dados recolhidos em todos os segmentos.

As empresas estão mudando do pensamento autônomo para um modelo de negócios mais orientado estrategicamente, no qual as informações são consolidadas e compartilhadas por toda a empresa. O objetivo da integração não é ter uma visão única, mas unir diferentes percepções para obter resultados mais completos.

A viagem do cliente deve ser a trajetória de todos os setores

A trajetória de compra do cliente não deve ser feita sozinha. Todos os setores devem acompanhar esse percurso para entender como podem contribuir para melhorá-lo cada vez mais.

Os arquitetos de TI, que são especialistas em experiência do usuário, devem trabalhar em conjunto com a equipe de Marketing, especialistas em experiência do consumidor, para descobrir, analisar e criar.

Ao integrar TI e Marketing e desenvolver uma verdadeira parceria entre CIO e CMO a empresa conseguirá aliar conhecimentos para obter maior colaboração e direcionar o foco no cliente.

Tags: , ,

Deixe uma resposta