Soccer team in a huddle

Branding – Por que as marcas devem focar na entrega de valor

8 de Outubro de 2015 Por Ivy Leça 167

Diariamente você se depara com marcas que fazem parte do seu cotidiano: a rede de cafeterias que você frequenta no caminho para o trabalho, a grife de roupa que usa no final de semana, seu restaurante favorito, a marca do seu smartphone. Todos esses nomes e logos simbolizam mais do que apenas uma marca para você, eles representam valor.

Cada vez mais os consumidores exigem valor das empresas. Em um mundo orientado a resultados, a perspectiva do consumidor a respeito de uma marca não está mais voltada para um produto ou serviço. Seu foco está no valor final que essa marca pode entregar: como ela pode melhorar a sua vida?

Nesse cenário, as empresas de tecnologia são muitas vezes ofuscadas em termos de reconhecimento de marca e presença, pois o valor que entregam ao consumidor final fica encoberto e inerente aos produtos ou serviços das marcas que atendem diretamente esses consumidores. Por isso o branding nunca foi tão vital.

O branding de uma marca de tecnologia deve ir além dos benefícios oferecidos às empresas e mostrar como tais benefícios impactam positivamente a vida das pessoas e a sua comunidade.

Segundo uma recente análise da Pew Research Center, mais de 33% dos trabalhadores americanos fazem parte da geração Millennial – com idades entre 18 e 34 anos em 2015 – superando a Geração X como a maior parte da força de trabalho americana.

Os Millennials estão acostumados a receber provas de valor imediatas. Em seu artigo para o Marketing Magazine – Millennials’ demand for instant gratification is shaping the future of retail – Sara Spary demonstra que essa característica da geração Y está incentivando a evolução dos modelos de negócio e moldando o futuro do varejo. O segredo do sucesso está em oferecer resultados em tempo real.

Se as empresas compreenderem a importância do branding focado na geração de valor, deixarão de ser apenas uma marca e um logo, para ter um novo significado na vida das próximas gerações.

Tags: , ,

Deixe uma resposta