Soccer team in a huddle

SAP ONE Support Launchpad: a opinião do usuário final é importante

15 de Outubro de 2015 Por SAP Notícias Brasil 1

Para garantir que o SAP ONE Support Launchpad atendesse às necessidades dos usuários finais, estes puderam, na condição de participantes, contribuir com comentários desde o início. Jens Pommer, da E.ON Business Services GmbH, descreve suas experiências.

Nas fases piloto de novos aplicativos, os programas para validação eram disponibilizados aos usuários por um período determinado, geralmente pouco antes da conclusão.  Apesar de o usuário poder obter uma primeira impressão sobre a aparência final do aplicativo, a influência do ponto de vista do usuário final nesse momento é limitada.

Por isso, a SAP quis tomar um caminho diferente no desenvolvimento do SAP ONE Support Launchpad e envolver os usuários mais cedo, desde os processos de projeto e desenvolvimento. Isso foi possível com o uso do SAP HANA Cloud Platform (HCP) como plataforma de tecnologia: os participantes interessados podiam utilizar as partes iniciais do aplicativo em uma conta criada especialmente para eles – com seus dados produtivos e sem limite de tempo.

A funcionalidade foi introduzida em etapas ao longo de cinco semanas. Os participantes puderam expressar suas opiniões sobre o SAP ONE Support Launchpad em sessões de regulares de feedback e de implementação.

Jens Pommer, da E.ON Business Services GmbH, responsável pela gestão de contratos e de fornecedores na SAP e CCoE do grupo E.ON, participou do projeto piloto do SAP ONE Support Launchpad. Ele relata suas experiências em uma entrevista:

Como você entrou em contato com o SAP ONE Support Launchpad e o novo modelo de cooperação?

A SAP apresentou uma primeira versão do SAP ONE Support Launchpad durante o evento do DSAG em novembro de 2014. A ideia de um ponto de acesso central que oferecesse rapidamente ao usuário todas as informações relevantes despertou meu interesse de imediato. Em especial, considerando a transformação concluída recentemente pela nossa infraestrutura de sistemas: agora, nossa estrutura de tecnologia e aplicativos inclui soluções na nuvem e no local. Com o SAP ONE Support Launchpad, nossas equipes contam com um acesso simples e único a aplicativos de serviço e suporte.

Após a apresentação, a SAP ofereceu aos público a chance de participar de um novo modelo piloto. Naturalmente, eu quis aproveitar essa oportunidade de influência inicial. O acesso à versão atual do SAP ONE Support Launchpad foi rápido e simples. Eu me familiarizei imediatamente com o novo ambiente e pude realizar testes práticos.

Quais experiências você adquiriu com o novo modelo de cooperação com a SAP?

Para mim, a maior vantagem foi poder usar o SAP ONE Support Launchpad desde o início, com os meus próprios dados produtivos e no contexto das minhas tarefas diárias de serviço e suporte. E sem pressão de tempo, já que o acesso estava disponível o dia todo. Além disso, gostei do contato pessoal com os responsáveis pelo projeto, porque isso possibilitou uma cooperação intensa. Posso enviar comentários e perguntas por e-mail. Com isso, os caminhos são encurtados e o tempo de resposta é mais rápido.

A implementação das novas funcionalidades em etapas durante cinco semanas ofereceu a chance adicional de participar de sessões especiais de feedback. Assim, tive uma boa oportunidade para expressar minhas opiniões novamente, mas também para conhecer as experiências de outros participantes durante o progresso da fase mais recente e compartilhar ideias com colegas de outras empresas. Graças ao feedback regular de todos os participantes, a perspectiva dos usuários finais foi sempre levada em conta e pude influenciar o desenvolvimento da solução como usuário final.

O que você deseja em termos de cooperação no futuro?

A colaboração entre a SAP e os usuários finais desde o início, combinada com ciclos de feedback curtos e frequentes, é para mim uma referência de modelo de cooperação. Gostaria de encontrar esse modelo em outros projetos.

Por isso, na minha função como porta-voz do novo grupo de trabalho “Support Portal” do DSAG, vou propor a utilização desse modelo de cooperação em outros temas de nosso grupo. Os primeiros passos nesse sentido já foram dados. Em nossa reunião de kick-off em 10 de novembro de 2015 em Walldorf, vamos informar os membros do grupo de trabalho sobre a situação atual e definir as próximas atividades em conjunto.
Para mim, é um prazer dar continuidade a essa nova forma de cooperação com a SAP em relação ao SAP ONE Support Launchpad e ao nosso grupo de trabalho, além de aplicar e desenvolver esse método com outros temas do grupo.

 Mais informações: SAP One Support launchpad website

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta