Soccer team in a huddle

SAP Labs Latin America é a melhor empresa para se trabalhar no Brasil

20 de Outubro de 2015 Por SAP Notícias Brasil 690

ìndice de satisfação chega a 90% e maioria dos profissionais é da Geração Y

Porto Alegre – O sonho de qualquer empresa é manter uma equipe motivada, com alta performance  e pronta para inovar. Esse sonho é uma realidade para a SAP Labs Latin America, primeiro e único centro de desenvolvimento de aplicações e serviços da SAP na América Latina e um dos 14 mantidos pela companhia no mundo. Eleita em 2015 a Melhor Empresa para Você Trabalhar no Brasil, e a melhor Empresa para se Trabalhar em TI, conforme pesquisa do Guia Você S.A, a companhia tem mais de 70% dos profissionais da chamada Geração Y, nascidos a partir de 1980. A média de idade é de 29 anos, sendo que 32% possuem MBA, mestrado ou doutorado.

Mas qual é o segredo desse sucesso? O principal é a cultura dos líderes da empresa que enxergam a área de Recursos Humanos como estratégica para o negócio. E isso não se dá apenas em um discurso moderno, mas acontece efetivamente na prática. “Conseguimos romper barreiras e implementar programas pensados a partir das demandas vindas dos nossos líderes e colaboradores. Esse diálogo transparente mantém a credibilidade do RH para tomada de decisões em conjunto com as áreas”, destaca a diretora da RH da SAP Labs Latin America, Adriana Kersting.

Uma das políticas inovadoras é o Plano de Melhoria de Performance. Ninguém pode ser demitido sem participar do programa, que dá suporte para o profissional melhorar seu desempenho e os aspectos que não estão bons, a partir de metas pactuadas com o líder direto. Com duração de 15 dias a 6 meses, em 80% dos casos a SAP Labs consegue reverter a situação e a pessoa permanece na empresa. “Os funcionários sentem que são valorizados e isso é muito importante”, afirma o presidente da SAP Labs Latin America, Dennison John.

O gerente de Desenvolvimento da SAP Labs, Daniel Souza, já teve inúmeros casos na equipe em que os profissionais conseguiram melhorar o desempenho a partir do programa. “Em alguns casos percebemos que a pessoa está na função errada e uma mudança resolve a questão. Outras vezes, envolve adequação de tarefas ou mudança nas atitudes do dia a dia. Vemos que os profissionais que conseguem melhorar ficam satisfeitos e isso é bom para sua vida pessoal e para a carreira”, destaca.

Outra iniciativa implementada é o incentivo para a movimentação de profissionais entre áreas. Em 2014, 15% de todas as vagas foram preenchidas com movimentação entre setores, sendo que 50% foram conversão de estagiários em funcionários efetivos.

 “Os gerentes não se sentem desconfortáveis, por exemplo, se alguém da equipe está tentando transferência para outra área. Isso é visto de forma natural para evolução da carreira”, diz Adriana.

Uma das questões importantes é a transparência para comunicar os critérios para promoção e o orçamento disponível para aumentos salariais. Neste ano, 30% do total de colaboradores recebeu promoção.

Anualmente, a SAP Labs realiza uma pesquisa de clima que, entre vários aspectos, mede a satisfação dos colaboradores em relação ao seu líder. Os gerentes que não estão tão bem avaliados constroem com o RH um plano de ação para melhorar os pontos críticos.  Em 2014, 98% dos funcionários recomendaram a SAP Labs como uma ótima empresa para se trabalhar e 96% afirmam ter orgulho de trabalhar na empresa.

 Ambiente lúdico para incentivar a criatividade

O ambiente de trabalho agradável e colaborativo, benefícios flexíveis de acordo com as necessidades de cada profissional e possibilidades de carreira internacional também são atrativos que contam para destacar a SAP Labs como uma das melhores para se trabalhar no Brasil. E qual é o perfil profissional que a companhia procura? “Buscamos pessoas que gostam de inovação, que tenham interesses variados, que sejam abertas para aprender coisas novas. Valorizamos a educação formal, mas também valorizamos quem tem facilidade de aprender sozinho. O inglês é fundamental”, afirma.

 Buscar inovações, testar novas ideias, pesquisar com os clientes soluções que podem fazer a diferença fazem parte da rotina da SAP Labs. Essa liberdade para criar também é uma das características   que faz a empresa estar na lista do emprego dos sonhos de jovens que gostam de tecnologia. Em 2015, a SAP Labs inaugurou o d-shop, shopping para desenvolvedores da empresa. O espaço funciona como um laboratório de inovação, dando oportunidade para pesquisa e desenvolvimento de novas funcionalidades e soluções para o mercado.

Sobre a SAP Labs Latin America
A SAP Labs Latin America é a organização da SAP voltada ao desenvolvimento de aplicações e serviços de suporte para as Américas. Fundada em 2006, em São Leopoldo, na Grande Porto Alegre (RS), a SAP Labs é o primeiro e único centro da SAP na América Latina, um dos 14 mantidos pela companhia em todo o mundo e um dos quatro centros de pesquisa e desenvolvimento do Brasil. A empresa promove a seus funcionários e desenvolvedores um ambiente de trabalho positivo e colaborativo, apoia a comunidade local por meio de projetos de responsabilidade social e respeita o ecossistema ao seu redor com práticas sustentáveis. Localizada no polo tecnológico da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em um edifício construído em 2009 sob os padrões da certificação Leed Gold de sustentabilidade, a SAP Labs possui cerca de 650 funcionários e foi considerada a melhor empresa de TI para se trabalhar em 2014 pela revista Exame e uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil pela revista Época em 2013, 2014 e 2015.

Informações para a Imprensa
Moglia Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa da SAP Labs Latin America
Taís Hens, taishens@moglia.com.br, Tel. 51 8182.6730
Eduardo Wolff, eduardo@moglia.com.br, Tel. 51 9138.6508

SAP Brasil
Luciana Coen, luciana.coen@sap.com, Tel. 11 5503.2554
Alex Cabral, alex.cabral@sap.com, Tel. 11 3677.0406 

SAP Labs Latin America
Renata Federizzi, renata.federizzi@sap.com , Tel 51 3081.1361

Tags: , , ,

Deixe uma resposta