Soccer team in a huddle

Como as PMEs podem competir na Economia Digital

12 de Novembro de 2015 Por Ivy Leça 99

Graças à Economia digital, PMEs já são capazes de atuar em mercados antes restritos às grandes corporações. Com o jogo agora mais “equilibrado”, da mesma forma, a Economia Digital permite que as grandes empresas trabalhem com mais agilidade. Nesse cenário, como as PMEs conseguem competir?

Pequenas e médias empresas estão constantemente à procura de oportunidades de explorar a inovação e a tecnologia emergente de forma criativa para expandir seu alcance. Confira como a tecnologia digital está ajudando essas empresas a enfrentar os desafios e crescer em todos os mercados:

Equipe enxuta

PMEs geralmente contam com uma força de trabalho compacta, e o objetivo é permanecer assim. Por isso elas estão distribuindo a carga de trabalho entre freelancers e colaboradores remotos, e com menos trabalhadores no escritório em tempo integral conseguem economizar em gastos como transporte e estrutura. Essa nova metodologia também incentiva a equipe a trabalhar mais focada em resultados do que na carga horária.

Sistemas de gestão de pessoas permitem que as PMEs tenham um melhor controle do colaborador onde quer que ele esteja. As soluções de colaboração social conectam colaboradores às informações, aplicativos e processos competentes de cada área. As reuniões de negócios realizadas por videoconferência tornam-se mais concisas e produtivas, e plataformas analíticas de gestão de capital humano aumentam a eficiência do RH com o objetivo de desenvolver e reter talentos.

Mais agilidade nos processos

Para prosperar as PMEs devem manter um crescimento integrado e escalável. Para isso, elas precisam adotar processos mais simples e ágeis e acompanhar de perto os resultados. Muitas PMEs estão automatizando processos de negócios e administrando a empresa com soluções ERP específicas para cada setor. De acordo com um levantamento realizado pela Mint Jutras, a maioria das PMEs (89%) entrevistadas prefere uma solução completa e integrada de ERP. A nuvem também é uma das tecnologias que está auxiliando as PMEs a crescer de forma escalável: um recente relatório da IDC indicou que a maior razão pela qual as pequenas e médias empresas adotam a computação em nuvem é a vantagem de pagar pelos recursos conforme a necessidade.

Tomadas de decisão mais inteligentes

Para ganhar vantagem competitiva, as PMEs não estão apenas atuando com mais velocidade, elas estão investindo em tecnologia avançada para obter insights e fazer análises preditivas. Tecnologias como Big data e in-memory estão ajudando PMEs a analisar dados muito mais rapidamente e obter informações valiosas para melhores tomadas de decisão. A capacidade de detalhar transações de funções analíticas é o requisito principal que uma solução deve ter para as PMEs, segundo o estudo da Mint Jutras. No marketing, por exemplo, dados coletados sobre as últimas compras do cliente ajudam a definir as próximas tendências do mercado.

Explore todas as soluções SAP desenvolvidas especialmente para empresas em crescimento.

Tags: , ,

Deixe uma resposta