Soccer team in a huddle

Como a hiperconectividade vai continuar a revolucionar a indústria

11 de Fevereiro de 2016 Por Ivy Leça 155

A hiperconectividade é uma das principais tendências tecnológicas da Economia Digital. O crescimento das conexões por estradas, vias marítimas, ferrovias e aeroportos foi a chave para a evolução da manufatura e do crescimento do comércio B2B e do varejo séculos atrás. Mas hoje, na quarta revolução industrial, na era da transformação digital, a hiperconectividade está conduzindo meios de comunicação e redefinindo conceitos de compartilhamento e tempo real.

Cada vez mais fornecedores de diferentes setores estão incorporando sensores a sua cadeia de produção e distribuição para obter maior produtividade, com menos esforço e mais agilidade. A conectividade e a análise de dados em equipamentos industriais estão ajudando fabricantes na gestão de riscos de produção e na redução de custos com manutenção. Operadores logísticos estão combinando dados telemáticos e informações de tráfego para operar com mais velocidade. Gestores de supply chain e procurement estão se conectado aos seus parceiros de negócios em tempo real. Tudo através da hiperconectividade.

Mesmo com grandes avanços nas aplicações da hiperconectividade nos negócios, ainda existem inúmeras possibilidades. Seguindo a tendência, a hiperconectividade deve impactar o mercado em quatro principais dimensões:

Pessoas

Negócios que aderiram à transformação digital têm uma imensa oportunidade de mercado considerando o número, sem precedentes, de mais de três bilhões de pessoas conectadas à Internet.

Negócios

Estamos testemunhando o surgimento da rede de redes. A digitalização está conectando empresas com seus fornecedores em todas as categorias de serviço, oferecendo novos níveis de eficiência em tempo real.

Comunidades

Para maximizar seu potencial de valor, as empresas precisam explorar o potencial das comunidades, aumentando o engajamento do cliente, conduzindo experiências mais personalizadas e alinhando toda a cadeia de valor à demanda desses grupos.

Sensores

Sensores são elementos-chave para o desenvolvimento da hiperconectividade em larga escala. Mais confiáveis, mais duráveis e mais baratos, os sensores vão impulsionar tecnologias como Internet das Coisas e Big Data, e vão conduzir a criação de valor por meio da análise preditiva e da entrega em tempo real.

A hiperconectividade tem muito valor a agregar às cadeias de suprimentos, ao centro de distribuição e à cadeia produtiva. Além disso, essa super conexão entre pessoas, máquinas e processos oferece um valor imensurável para toda a indústria.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta