Soccer team in a huddle

Tecnologia de Internet das Coisas chega ao agronegócio

15 de Março de 2016 Por SAP Notícias Brasil 3

Protótipo desenvolvido pelas empresas SAP e Stara pretende simplificar e otimizar
a gestão do trabalho no campo

SAP Forum Brasil, São Paulo – A Stara, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do País, com atuação internacional, e a SAP, se uniram para desenvolver um protótipo de tecnologia de IoT – Internet das Coisas – voltada para o agronegócio. Com o apoio do SAP Labs Latin America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da SAP, localizado na cidade de Sâo Leopolno (RS), a Stara, que já utilizava sensores em seus tratores, desenvolveu uma solução de telemetria que utiliza todo o potencial da plataforma SAP HANA Cloud e permite a integração dos dados obtidos com os sistemas de gestão da SAP.

Com o protótipo de IoT, o agricultor pode monitorar online e em tempo real os processos de plantios (como quantidade de sementes), de preparo, adubação e correção do solo, pulverização e colheita.  Os dados podem ser integrados ao sistema de gestão da fazenda, o que permite análise em tempo real. “Os agricultores podem acompanhar e tomar decisões imediatas sobre os processos críticos de seu negócio, garantindo controle mais eficiente dos custos e das compras de insumos”, destaca Cristiano Paim Buss, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Stara.

Entre os benefícios desse protótipo estão ainda a possibilidade de acompanhar as metas de trabalho definidas no planejamento da safra; reduzir perdas com o transpasse – plantio de áreas que já foram semeadas – e aprimorar o gerenciamento de performance dos operadores de máquinas. “Testes feitos com o protótipo revelam que há um aumento de 100% na confiabilidade dos dados e de 100% na velocidade da informação para a tomada de decisão”, destaca Roberto Kuplich, gerente de Desenvolvimento e Soluções Customizadas da SAP Labs América Latina.

A equipe de engenharia e TI da Stara, em parceria com o time de experts do SAP Labs, foram os responsáveis pelo desenvolvimento desse que é o primeiro trator capaz de transformar dados do campo em informação relevante para o agricultor.

Com o poder da solução de processamento de dados em tempo real SAP HANA, a parceria criou o protótipo que é capaz de monitorar as atividades da fazenda em tempo real, de qualquer lugar. Com os dados de telemetria transmitidos pelos sensores para o SAP HANA Cloud Platform, tornou-se possível monitorar cada uma das atividades previstas para cada parte da plantação, usando uma interface simples.

Conforme o agricultor vai plantando a lavoura, ele vai sincronizando as bases e baixando online seus estoques. Com isso, o SAP HANA Cloud Platform vai fazendo todo o controle, o trator manda as informações e vai provocando baixas automáticas na solução de gestão da SAP ou compartilhando com qualquer outra aplicação da SAP.

“Dados precisos como o custo total planejado por tarefa e o status de sua realização permitem ao usuário tomar decisões mais precisas nas atividades de plantio e desenvolvimento das culturas”, explica Buss, lembrando que este acompanhamento garante melhor alocação de recursos e melhores resultados.

Esse protótipo desenvolvido pela Stara e SAP comprova o sucesso da aplicação de IoT no campo, onde nasce 22% do PIB brasileiro. “A tecnologia desempenha um papel fundamental, já que algumas fazendas possuem mais de 400 máquinas – tratores pulverizadores plantadoras, entre outras -, o que torna impossível o gerenciamento dessa quantidade de dados em planilhas ou papeizinhos”, afirma Buss.

 “A longo prazo, haverá certamente um centro de comando nas fazendas, onde serão controladas as máquinas em tempo real”, prevê Kuplich.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta