Soccer team in a huddle

Apple e SAP inovam juntas para impulsionar desenvolvimento e valor nos negócios

10 de Maio de 2016 Por Ivy Leça 44

Por Steve Lucas

Você já deve ter ouvido a incrível notícia anunciada hoje, de que a SAP está se unindo à Apple em uma parceria, combinando as experiências de usuário de renome mundial da Apple com os inigualáveis processos de negócios e software end-to-end da SAP.

Essa parceria cria novas oportunidades, revolucionando a experiência de trabalho móvel para clientes e permitindo que empresas e desenvolvedores façam a diferença no mundo digital. Eu tenho o prazer de compartilhar meu ponto de vista sobre os detalhes da parceria e qual o potencial que ela cria para nossos clientes em comum.

Um mundo conduzido por Apps

Em primeiro lugar, todo mundo sabe que vivemos em um mundo conduzido por aplicativos… e não há duas companhias melhores para colaborar em conjunto em grandes aplicações de negócios do que a Apple e a SAP!

Especificamente, estamos desenvolvendo dezenas de novos aplicativos nativos para iOS para processos de negócio, construídos com Swift, a moderna linguagem de programação da Apple, que permitirá aos clientes aproveitarem plenamente os dados em seus sistemas empresariais SAP para transformar a maneira como eles fazem negócios em qualquer lugar. Apenas imagine receber informações de uma missão crítica, relatórios e dados quando você precisar, onde você precisar, sem estar preso ao desktop. Esse é o tipo de capacidade que move uma empresa digital.

Conforme construímos esses aplicativos, estamos começando com indústrias nas quais a demanda por aplicativos de consumo é alta e há uma adição imediata de valor – varejo, indústrias de mercado de capital intensivo, serviços profissionais e de saúde. A partir daí, o céu é o limite.

Desenvolvedores, Desenvolvedores, Desenvolvedores

Além da qualidade do aplicativo, iremos fornecer à comunidade de mais de 2,5 milhões de desenvolvedores da SAP ferramentas e treinamentos de última geração – incluindo SAP HANA Cloud Platform SDK para iOS e uma SAP Academy para iOS – para construir, ampliar e executar uma nova classe de aplicativos iOS nativos powered by HANA Cloud Platform (HCP). Isso significa que os desenvolvedores têm acesso ao poder de HANA, na nuvem!

Do ponto de vista prático, imagine ter um aplicativo SAP existente (ou aplicativo SAP móvel) que você deseja alterar. HCP permite que você faça isso e você não precisa sequer ser um desenvolvedor para fazê-lo. E a melhor notícia de todas – você não precisará de meses de personalização com dezenas de consultores. A mudança para melhor pode acontecer em um dia. Simplificando, HCP é o caminho mais rápido para o melhor aplicativo – e esse caminho ficou ainda melhor.

Software Developer Kit

Como mencionado, vamos oferecer SAP HCP SDK para iOS e treinamento para desenvolvedores para aplicativos iOS nativos, powered by HCP. Isso permitirá às empresas e aos desenvolvedores criar rapidamente seus próprios aplicativos nativos para iPhone e iPad – aproveitando todas as inovadoras tecnologias iOS. É simples assim. Se você perguntasse a um desenvolvedor em 2010 quão rápido ele poderia construir um aplicativo SAP, ele poderia dizer anos. Isso mudou. É um momento emocionante para ser um desenvolvedor, para dizer o mínimo.

Vamos trabalhar com a Apple para fornecer aos desenvolvedores SAP Fiori para linguagem e design iOS com base em SAP Fiori UX adaptado para iOS. Isso incluirá componentes de design reutilizáveis e building blocks para acelerar o desenvolvimento consistente, o agradável design da interface do usuário em todas as aplicações e durante todo o ciclo de vida de cada aplicação, garantindo que a adoção do aplicativo e a experiência do usuário seja intuitiva, consistente e fluída.

Para complementar o SDK, vamos desenvolver em conjunto uma SAP Academy para iOS para fazer a curadoria e educar nosso ecossistema combinado, conectando milhões de desenvolvedores, clientes, parceiros SI e ISV. O conhecimento compartilhado de expertises técnicas e habilidades de design para o desenvolvimento de aplicativos iOS nativos será extremamente benéfico para ambas as organizações.

Trabalho real em tempo real

Essa colaboração entre Apple e SAP tornará muito mais simples consumir e alavancar os dados mais essenciais de sua organização em seus dispositivos iPhone e iPad. Nossos clientes dependem de acesso consistente aos seus dados todos os dias para obter insights inteligentes – e com HANA, nós fornecemos uma plataforma de computação empresarial que lhes permite fazê-lo. Ser capaz de acessar esses dados por meio de um aplicativo de fácil utilização é muito mais do que valioso no mundo acelerado em que vivemos.

Recentemente dei uma palestra em um evento SAP no qual alguns desenvolvedores incrivelmente brilhantes participavam. Levantei a questão: “Qual aplicativo é o aplicativo mais importante em seu telefone, que faria você chorar caso ele desaparecesse?”. A resposta foi quase universalmente “Uber”. Um aplicativo que não estava disponível até alguns anos atrás, agora é o mais essencial para um indivíduo – é verdadeiramente surpreendente. Nós certamente esperamos alcançar o sucesso com a parceria entre Apple e SAP em termos de fazer aplicativos que são fundamentais para os nossos clientes. Os objetivos dessa parceria são permitir formas mais atuais e mais rápidas de executar uma tarefa, acessar dados, e fazer seu trabalho.

Aplicativos móveis no iOS, construídos nativamente para acessar todos os recursos e funcionalidades do hardware e do software, farão com que a transformação digital seja ainda mais predominante em toda a empresa. Para o vendedor em movimento, para o trabalhador de saúde em domicílio – ter acesso aos dados, que sejam precisos e completamente em tempo real, é uma virada de jogo. A união da rica gestão de dados da SAP com a amada experiência de usuário da Apple vai permitir a transformação, pois a vida ficou muito mais fácil.

Para onde vamos a partir daqui, com todos os benefícios que a nossa parceria vai trazer? Será um passeio emocionante.

Infografia SAP APPLE PT

Tags: , , ,

Deixe uma resposta