>

Análise preditiva – mais do que inteligente, sua empresa precisa ser sábia

Existe um ditado que diz: “uma pessoa inteligente resolve um problema, enquanto uma pessoa sábia o previne”. Ser inteligente e ser sábio podem ser qualidades igualmente valiosas, mas ter a capacidade de prever cenários futuros de mercado e conseguir evitar imprevistos para o seu negócio é certamente muito mais interessante para as empresas.

Atualmente, a tecnologia nos proporciona uma série de recursos de análise preditiva que permitem gerir um negócio de forma mais “sábia”, obtendo insights da trajetória da empresa dentro do seu mercado. Com isso os gestores podem identificar riscos ocultos, além de encontrar oportunidades para gerar mais valor. Segundo um levantamento da SAP, 52% das empresas usam a análise preditiva para aumentar a rentabilidade e 55% usam para criar novas oportunidades de receita.

Segundo o levantamento, as principais fontes de dados para a análise preditiva que podem indicar novas tendências e oportunidades para as empresas são:

54% Vendas

67% Marketing

69% Consumidores

55% Produtos

51% Finanças

Em meio ao valor que a análise preditiva pode entregar para um negócio, podemos destacar cinco pontos:

  • Oportunidades de negócio – prever, em tempo real, as tendências de mercado e as necessidades dos clientes
  • Personalização – ajudar no planejamento e criação de ofertas personalizadas para cada segmento e canal
  • Produção – prever como a volatilidade de preço de mercado impactará os planos de produção
  • Supply chain – acompanhar as alterações na procura e oferta em toda a cadeia de suprimentos
  • Gestão de pessoas – agir proativamente na atração e retenção de talentos para a força de trabalho

Essas são algumas vantagens que os recursos de análise preditiva podem oferecer para um negócio. Com a análise preditiva as empresas podem não apenas ver o seu futuro, como também transformá-lo. Isso é ser realmente sábio.