Soccer team in a huddle

A tecnologia pode acender uma luz no futuro do setor de Utilities

5 de Julho de 2016 Por Ivy Leça 20

As mudanças disruptivas na economia atual e na demanda por energia têm exigido que as empresas do setor de Utilities – eletricidade, gás e água – recorram a recursos tecnológicos para acompanhar essas transformações. São empresas que atuam em múltiplas etapas do processo, entre produção, transporte, distribuição e comércio, e que estão desenvolvendo novos processos de negócios para atender essa demanda e ainda respeitar as estruturas regulatórias.

Nesse cenário, algumas empresas de Utilities veem a transformação digital como uma ameaça ao seu modelo de negócio, enquanto outras estão enxergando nessas mudanças a oportunidade para entregar um melhor serviço, com melhor aproveitamento de recursos e maior eficiência.

O setor de Utilities do futuro deve explorar ao máximo os recursos tecnológicos disponíveis. Novas tecnologias e softwares podem ajudar a ampliar o potencial de uma empresa de Utilities em diferentes pontos:

Otimizar a gestão da cadeia de suprimentos

A gestão correta de supply chain é essencial para o melhor aproveitamento de recursos no setor. Com um sistema que permite gerenciar de forma integrada toda a cadeia de suprimentos com transparência e velocidade, a empresa de Utilities consegue alavancar a receita e reduzir problemas operacionais, de duplicação de dados ou retrabalho, agilizando processos de aquisição, logística e estoque.

Simplificar o gerenciamento de ativos

Por meio da colaboração de dados sobre ativos é possível obter informações mais apuradas, que serão essenciais para tomadas de decisão a respeito de manutenção preditiva, aquisição de peças de reposição e serviços. A empresa se mantem competitiva, garantindo com segurança o bom funcionamento de processos e reduzindo custos com manutenção.

Assegurar compliance e satisfação do cliente quanto às cobranças

Soluções de cobrança e recebimento são outro ponto delicado no setor de Utilities. Para garantir sua receita e a satisfação de seus clientes, o setor precisa investir em recursos para o gerenciamento de faturamento, contas a receber, processamento de pagamentos e gestão de crédito e cobranças. Assumindo o controle total do grande volume de transações financeiras da empresa, os gestores podem considerar os melhores canais de pagamento possíveis, oferecer estratégias de compensação e processar pagamentos com mais rapidez.

Economizar com automatização de sourcing e aquisições

Com uma única plataforma integrada para sourcing e aquisições a empresa de Utilities pode economizar muito. Tão importante quanto focar nos lucros é estar atento para a economia de aquisição. Com uma plataforma adequada é possível padronizar e aumentar o controle de processos, garantindo compliance, e ainda automatizar atividades de sourcing, contratos, aquisições e melhorar o relacionamento com o fornecedor.

Além desses pontos, outras tecnologias podem facilitar o dia a dia das empresas de Utilities no que diz respeito a Recursos humanos, Finanças e Marketing. As possibilidades são muitas. Quer entender melhor os benefícios da tecnologia para o setor de Utilities? Descubra como a SAP ajuda a manter as luzes do setor de Utilities acesas com soluções exclusivas.

Tags: , , , ,

1 comment

  1. Danilo Alves

    Imaginem isso atrelado ao gerenciamento e uso de dados operacionais.

Deixe uma resposta