Soccer team in a huddle

Comportamento de busca dos novos consumidores

21 de Julho de 2016 Por Ivy Leça 75

As tendências de marketing são sempre definidas com base no comportamento dos consumidores. São esses comportamentos que definem a abordagem a ser adotada para que as pessoas encontrem nossa marca. E as novas tecnologias de mídia têm um grande impacto na forma como as pessoas estão buscando e consumindo informações sobre produtos e serviços e, consequentemente, descobrindo as marcas.

Em 2015, o Google anunciou que, pela primeira vez, o número de buscas realizadas em sua ferramenta de busca por meio de dispositivos móveis superou os acessos por computadores. Esse comportamento desencadeou outro hábito cada vez mais comum, o chamado efeito ROPO (research online, purchase offline), quando o consumidor pesquisa online, mas compra offline. Segundo um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 90% dos consumidores pesquisam online antes de comprar em lojas físicas.

Existem também os consumidores que realizam todo o processo digitalmente, porque preferem a facilidade de pesquisar, comparar e comprar através de seus smartphones. Por isso entender os processos lógicos das aplicações de busca em mobile é essencial para desenvolver estratégias e ser encontrado.

Apesar de estar em segundo plano, o desktop ainda é um canal de busca muito importante e também está mudando. Cada vez mais funcionalidades podem estar disponíveis para os consumidores. Basta que o consumidor digite “restaurantes” e ele terá acesso a diferentes conteúdos: mapas, vídeos, imagens, notícias em destaque e avaliações de usuários. Ou seja, otimizar seu site já não é suficiente para se destacar na página de resultados, é preciso produzir conteúdo para diferentes aplicações e canais.

Como as tendências de marketing são definidas pela correlação entre o comportamento do consumidor e o cenário tecnológico atual, a análise de dados do comportamento de busca dos consumidores é a chave para as marcas entenderem e suprirem a demanda do mercado. A análise de termos buscados e perfis de pesquisa pode fornecer uma série de insights sobre o que os consumidores estão procurando ou quais tipos de consumidores estão buscando sua marca e, com isso, levar a melhores estratégias de abordagem digital.

Tags: , , ,

1 comment

  1. É incrível esse novo comportamento do consumidor. Escrevi algo sobre isso no meu site referenciando o aumento das pesquisas através de comandos de voz.

    Acredito que em pouquíssimo a maioria das buscas estarão sendo realizadas através da pesquisa por voz e através de dispositivos inteligentes como é o caso do Google Glass.

    Parabéns pelo conteúdo!

Deixe uma resposta