Comportamento de busca dos novos consumidores

As tendências de marketing são sempre definidas com base no comportamento dos consumidores. São esses comportamentos que definem a abordagem a ser adotada para que as pessoas encontrem nossa marca. E as novas tecnologias de mídia têm um grande impacto na forma como as pessoas estão buscando e consumindo informações sobre produtos e serviços e, consequentemente, descobrindo as marcas.

Em 2015, o Google anunciou que, pela primeira vez, o número de buscas realizadas em sua ferramenta de busca por meio de dispositivos móveis superou os acessos por computadores. Esse comportamento desencadeou outro hábito cada vez mais comum, o chamado efeito ROPO (research online, purchase offline), quando o consumidor pesquisa online, mas compra offline. Segundo um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 90% dos consumidores pesquisam online antes de comprar em lojas físicas.

Existem também os consumidores que realizam todo o processo digitalmente, porque preferem a facilidade de pesquisar, comparar e comprar através de seus smartphones. Por isso entender os processos lógicos das aplicações de busca em mobile é essencial para desenvolver estratégias e ser encontrado.

Apesar de estar em segundo plano, o desktop ainda é um canal de busca muito importante e também está mudando. Cada vez mais funcionalidades podem estar disponíveis para os consumidores. Basta que o consumidor digite “restaurantes” e ele terá acesso a diferentes conteúdos: mapas, vídeos, imagens, notícias em destaque e avaliações de usuários. Ou seja, otimizar seu site já não é suficiente para se destacar na página de resultados, é preciso produzir conteúdo para diferentes aplicações e canais.

Como as tendências de marketing são definidas pela correlação entre o comportamento do consumidor e o cenário tecnológico atual, a análise de dados do comportamento de busca dos consumidores é a chave para as marcas entenderem e suprirem a demanda do mercado. A análise de termos buscados e perfis de pesquisa pode fornecer uma série de insights sobre o que os consumidores estão procurando ou quais tipos de consumidores estão buscando sua marca e, com isso, levar a melhores estratégias de abordagem digital.