Soccer team in a huddle

O poder da análise de dados em tempo real nas estratégias de live marketing

4 de Agosto de 2016 Por Ivy Leça 30

O live marketing surgiu da necessidade de se produzir uma comunicação mais interativa e imediata com o consumidor. O conceito define as atividades de marketing que proporcionam a interação em tempo real entre marcas e pessoas, e o objetivo dessas ações é proporcionar uma nova concepção dos valores de um produto, serviço ou marca por meio de experiências sensoriais ao vivo.

O live marketing une o online e o offline para criar experiências únicas. Especialmente para o setor de entretenimento e eventos, essa capacidade permite criar inúmeras possibilidades de interação. O “marketing vivo” é um dos segmentos que mais cresceram nos últimos dez anos. Segundo uma pesquisa da Ampro (Associação de Marketing Promocional) o live marketing movimentou aproximadamente R$ 45 bilhões em 2014.

Para criar uma estratégia efetiva de live marketing é preciso velocidade para executar e também para mensurar. Os dados devem caminhar no mesmo ritmo das ações, ou até mais rápido. Com dados preditivos é possível desenvolver estratégias com maiores chances de sucesso. Acompanhar as informações sobre a audiência das suas campanhas também é vital para mensurar esforços e resultados.

Quando pensamos em eventos esportivos, por exemplo, que contam com uma duração específica e datas bem determinadas, o tempo se torna mais valioso ainda e fazer marketing nesse contexto é um verdadeiro desafio. No entanto, se a marca tem acesso às ferramentas adequadas, atuar em tempo real é muito mais simples e expande o potencial do live marketing.

Com o objetivo de fortalecer o envolvimento de seus milhões de fãs com a marca, a NHL (National Hockey League) desenvolveu em parceria com a SAP um site com todas as estatísticas por trás de cada jogo. Na semana de lançamento, o envolvimento dos fãs e tráfego do site subiu 25% e continuou a subir de forma constante.

Os dados disponibilizados sobre os jogos possibilitaram à NHL não apenas atingir um novo nível de envolvimento com sua comunidade de fãs, mas também fornecer a analistas desportivos, olheiros e treinadores uma melhor visão sobre o desempenho dos jogadores, mostrando o potencial de transformação da análise de dados para os negócios esportivos.

A DFB (German Football Association) queria criar uma experiência completamente nova para seus fãs. Um projeto que precisava envolver simplificação da comunicação, melhor gerenciamento de campanhas e aperfeiçoamento de mensagens personalizadas e ofertas de produtos.

Com a ajuda da SAP, a DFB conseguiu se conectar aos seus fãs por meio de aplicativos móveis, informando sobre os novos eventos e ofertas de ingressos. Recursos de mídia social também permitiram que os torcedores pudessem ver quem estava indo a um jogo ou em que lugar seus amigos estavam sentados, possibilitando que a comunidade de fãs se organizasse e interagisse melhor. Outra solução de análise de dados permitiu que a DFB capturasse informações relevantes sobre o perfil de clientes que compraram ingressos para os jogos. Com esses dados a Associação poderá desenvolver novas estratégias de campanha segmentada para atrair e engajar ainda mais seus fãs.

O live marketing valoriza a experiência ao vivo do consumidor em relação à marca, produto ou serviço e seus resultados imediatos, seja geração de lead, venda ou valor.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta