Soccer team in a huddle

Realidade Virtual e Realidade Aumentada são o futuro dos negócios

31 de Agosto de 2016 Por Ivy Leça 99

Da medicina digital às agências de publicidade, a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada já estão presentes nos mais variados processos e estão sendo cada vez mais amplamente utilizadas.

CIOs, CTOs e executivos do Forbes Technology Council definiram suas previsões sobre as principais mudanças que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada trarão para os negócios nos próximos cinco anos. Confira algumas delas:

  1. Vamos experimentar nossa realidade através da realidade virtual. Cada vez mais as empresas utilizarão RV e RA para a gestão de conhecimento do negócio. Apresentações embutidas em RV transmitirão informações de forma mais envolvente e manual em RA tornarão a aprendizagem mais simples e real para a força de trabalho.
  2. Alcançaremos um novo nível na prototipagem. Com essas tecnologias será possível visualizar projetos de uma forma inédita. A equipe de produção poderá obter uma visão mais realística de um novo produto logo no início do projeto. Isso tudo sem falar na economia de tempo e recursos destinados a prototipação.
  3. Diferentes nichos de mercado serão impactados. A medicina digital se beneficiará dessas tecnologias, seja para proporcionar maior conforto ao paciente, que poderá estar virtualmente na praia enquanto é atendido, até as inúmeras opções para a telemedicina.
  4. Dispositivos móveis de Realidade Virtual serão o próximo grande avanço em computação. Depois dos computadores pessoais, Internet e mobilidade, o próximo passo é a popularização dos dispositivos de Realidade Virtual. A RV vai forçar as empresas a rever a forma como se envolvem com seus clientes.
  5. A RV e a RA terão um imenso impacto sobre o futuro do varejo. Varejistas serão capazes de investir em pesquisa e desenvolvimento de tendências culturais, sociais e de consumo. A RV permitirá ampliar o potencial de previsão da indústria.
  6. Essas tecnologias vão mudar a forma como gerimos talentos. Trabalhadores remotos serão cada vez mais comuns e suas interações tão realistas quanto uma equipe trabalhando presencialmente. As reuniões também vão mudar, e a interação virtual terá um enorme impacto sobre os negócios. Equipes ao redor do mundo poderão se reunir com um clique, o que representará uma economia significativa para o setor de RH.
  7. Para o setor de entretenimento, o uso de RV e RA será um meio para criar novas experiências interativas e móveis, bem como para reduzir os custos. Objetivos difíceis de alcançar com protótipos físicos caros se tornarão reprodutíveis a um custo nominal.

A verdade é que a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada vão transformar o futuro dos negócios, às empresas cabe se adaptar para tirar o melhor proveito desse novo mundo virtual.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta