Soccer team in a huddle

Finanças e análise de dados ampliando o retorno das fusões e aquisições

2 de Setembro de 2016 Por Ivy Leça 21

O setor de finanças, mais especificamente de fusões e aquisições, sempre teve de lidar com um cenário de mudanças constantes. Atualizações fiscais e volatilidade de commodities são apenas alguns dos desafios a serem enfrentados. Para que os profissionais de finanças consigam entregar o retorno prometido, eles precisam se equipar com ferramentas que possibilitem ampliar o potencial e a velocidade de análise de dados.

Tecnologia in-memory, Big Data, nuvem e análise preditiva podem impulsionar uma grande mudança na área. Entenda como essas tecnologias pode ajudar os departamentos de finanças, fusões e aquisições a simplificar processos, facilitar a tomada de decisões e aumentar os resultados.

Sistema centralizado

As principais falhas nos resultados do setor de finanças são ocasionadas pela visibilidade inadequada de dados. Quando uma empresa trabalha com diversas plataformas e diferentes sistemas, muitas informações se perdem, ou pelo menos perdem seu potencial, por não estarem integradas no conjunto de dados do negócio. Quanto mais integrado for o sistema de análise de dados, mais essas informações poderão “conversar” entre si, aumentando seu valor e gerando insights muito mais úteis.

Acesso em tempo real a informações importantes

No momento de fechar qualquer tipo de negócio a regra é clara: Data is money. Dados são a nova moeda, quanto mais informações você tiver sobre o negócio, mais fácil será para administrar uma venda, fusão ou aquisição. O departamento financeiro precisa ter acesso rápido a fatores-chave, ele deve ser capaz de obter informações detalhadas atualizadas em tempo real, disponíveis a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo. A nuvem oferece a mobilidade e velocidades necessárias para isso.

Capacidade preditiva de resultados variados

O modo como as finanças da empresa caminham não pode ser definitivamente escrito, mas é possível prever algumas possibilidades, e isso faz toda a diferença para os resultados finais. A área de finanças deve ser capaz de oferecer uma grande variedade de análise financeira. Plataformas integradas capazes de coletar diferentes tipos de dados podem auxiliar na compreensão de todo o cenário e podem ajudar a identificar os verdadeiros impactos de potenciais fusões ou aquisições.

Para compradores, os dados proporcionam uma garantia de que os ativos podem ser valorizados. Para os vendedores, os dados são a base para demonstrar o valor da empresa e construir um elo de confiança com os interessados. Em qualquer lado do negócio, o departamento de fusões e aquisições só tem a ganhar e melhorar seu ROI com a análise de dados.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta