Soccer team in a huddle

Templosion – O futuro das finanças em um mundo em crescimento exponencial

16 de Setembro de 2016 Por Ivy Leça 16

O mundo em que vivemos evolui de forma exponencial, é um mundo girando em templosion. O termo, cunhado pela futurista e autora do livro FutureThink, Edie Weiner, é a junção das palavras time (tempo) e implosion (implosão). Templosion significa que transformações muito grandes estão acontecendo em períodos cada vez menores de tempo.

A evolução tecnológica hoje acontece em um ritmo frenético, e a capacidade de capturar e analisar uma imensidão de informações em alta velocidade nos permite obter insights e criar novas “coisas” muito mais rápido do que na Era Industrial, por exemplo, quando as inovações seguiam um ritmo linear. Quais tecnologias estão seguindo esse ritmo de templosion e como elas vão impactar as finanças?

Tecnologias preditivas

Provavelmente a tecnologia mais próxima de causar grandes transformações nas finanças em curto prazo. Em um mundo em templosion as inovações surgem a todo momento, e com isso mais e mais informações precisam ser observadas e analisadas. Tecnologias preditivas tem a capacidade de analisar esses dados e fornecer insights instantâneos para os CFOs. Cada dia mais as soluções de análise preditiva evoluem, acompanhando o ritmo das transformações de mercado.

Inteligência Artificial

A economia não é totalmente previsível, no entanto as finanças giram em torno de planejamento com base em previsões, que por sua vez são baseadas em históricos de informações. E é exatamente com base em informações históricas que a Inteligência Artificial (IA) evolui. Trata-se de uma aprendizagem que permite que a IA possa solucionar questões rotineiras. Um computador com sua capacidade de armazenamento e processamento de dados seria muito mais eficiente e veloz para identificar padrões em uma imensidão de dados do que um operador financeiro. Assim, a Inteligência Artificial poderá simplificar, e muito, o trabalho do setor.

Carteiras digitais

O dinheiro virtual está se popularizando com uma velocidade incrível, e as Fintechs estão conquistando cada vez mais espaço no mercado. A regulamentação das moedas virtuais é uma preocupação em pauta pois, muito em breve, o dinheiro em papel será um item de colecionador.

Realidade Virtual

A Realidade Virtual ganhou forma nos últimos anos e passou de uma ilusão de filmes de ficção para ganhar aplicações reais. Essa tecnologia possibilita “transportar” pessoas para qualquer lugar ou criar cenários e espaços, sem a necessidade de criar uma infraestrutura física para isso, o que deve impactar diretamente a economia mundial devido aos investimentos nesse mercado.

Os impactos da vida em templosion serão sentidos nas finanças, mas também em todos os setores e aspectos de nossas vidas. Você está preparado para acompanhar o ritmo?

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta