Soccer team in a huddle

A revolução digital da manufatura

28 de Setembro de 2016 Por Ivy Leça 48

O momento da revolução digital da manufatura é agora. Novas tecnologias já vêm redesenhando modelos dentro da indústria da manufatura há algum tempo, e chegamos a um ponto no qual a digitalização do setor deixou de ser um diferencial competitivo e passou a definir quem vai sobreviver na Era da Economia Digital.

As tecnologias digitais estão transformando todos os elos da cadeia de valor da manufatura. Em uma indústria em que as margens de lucro são delicadas, com controle de custos rígido e consumidores cada vez mais exigentes, a digitalização dos processos, da pesquisa e desenvolvimento às ações de marketing B2B, permite ampliar os resultados, economizando tempo e recursos, simplificando a produção e garantindo a qualidade.

Digitalização de processos gera dados valiosos

Imagine a quantidade de dados que é gerada durante o processo de fabricação de qualquer item. Mesmo assim, são poucas as empresas que estão usando essas informações a favor do seu negócio. Ao digitalizar esses processos a empresa consegue obter insights importantíssimos para tomadas de decisão e para impulsionar seu valor. Atualmente soluções de armazenamento e análises de dados se tornaram mais flexíveis de acordo com a demanda e, portanto, mais acessíveis a empresas de todos os portes.

Processos mais inteligentes

Com tecnologias digitais é possível monitorar e aumentar o aproveitamento e o tempo de vida útil dos equipamentos. A digitalização permite acompanhar todo o trajeto de um produto, do projeto ao setor de qualidade, e com uma perspectiva mais ampla, os fabricantes conseguem visualizar a rede de produção como um todo e identificar pontos de melhoria. A análise preditiva permite ainda antecipar a demanda, garantindo o estoque e um rápido atendimento ao cliente. Tudo isso pode ser feito em tempo real, graças ao poder da digitalização e do potencial da análise de grandes volumes de dados.

Novos dados, novas possibilidades

A digitalização e a análise de dados melhoram a eficácia operacional da manufatura e também oferecem inúmeras possibilidades de inovação para a indústria. A manufatura digital pode utilizar os dados no desenvolvimento de novos produtos, mais inovadores, mais inteligentes com melhor aproveitamento de recursos e que atendam, verdadeiramente, à demanda dos clientes.

Os fabricantes estão enxergando as oportunidades da revolução digital na manufatura, e também estão vendo as desvantagens de não acompanhar essa transformação. Sua empresa está pronta?

Tags: , ,

Deixe uma resposta