Soccer team in a huddle

Como os dados podem ajudar a destravar o trânsito nas cidades

14 de Outubro de 2016 Por Ivy Leça 62

Congestionamento, excesso de veículos nas vias e trânsito lento são problemas comuns dos grandes centros urbanos em todo o mundo. E esses problemas não prejudicam apenas a mobilidade dos motoristas.

Em médio prazo, a qualidade do ar nas vias piorará, uma vez que os níveis de emissão de monóxido de carbono (CO) são mais elevados quando os carros transitam em baixa velocidade, se tornando um problema ambiental. Por consequência, isso aumenta as chances de desenvolvimento de doenças respiratórias na população local, um problema de saúde pública. Os congestionamentos também são ruins para os negócios, já que as empresas perdem muito tempo e dinheiro com o deslocamento de seus colaboradores.

Portanto, a gestão inteligente do tráfego é uma questão que envolve muito mais do que apenas a mobilidade urbana. Mas como resolver o problema do congestionamento nas cidades?

A Internet Das Coisas (IoT) definitivamente vai revolucionar a indústria automobilística e a mobilidade urbana, dando impulso a uma nova era de trânsito inteligente. O Gartner estima que em 2020 haverá 250 milhões de veículos conectados na estrada, ou seja, cerca de um em cada cinco veículos em todo o mundo terá alguma forma de conexão de rede sem fio.

A tecnologia não está apenas nos veículos. Sensores podem monitorar o movimento e os semáforos para indicar com precisão as melhores rotas para evitar um engarrafamento. A Internet das Coisas também pode auxiliar de forma ágil e eficiente no processo de conservação e manutenção das vias. Sensores monitorando ruas e avenidas podem informar em tempo real a qualidade do asfalto e indicar a necessidade de reparo.

A análise preditiva permite que gestores de tráfego analisem tendências e padrões e estimem a quantidade de veículos que deve circular em um determinado trajeto durante um feriado. Com essas informações, é possível estipular a demanda de profissionais ativos em um pedágio, por exemplo.

Tornar a gestão do trânsito mais inteligente é melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos cidadãos.

Acesse o site e descubra como as soluções SAP estão transformando o trânsito e ajudando a inovar viagens e transporte.

Tags: , , , ,

Deixe uma resposta