Soccer team in a huddle

O papel transformador do líder de TI nas PMEs

21 de Outubro de 2016 Por Ivy Leça 103

A transformação digital dos negócios elevou significativamente a importância de uma boa gestão de TI dentro das organizações. Grandes multinacionais e conglomerados em todo o mundo já sabem que um bom líder de TI pode guiar muito mais do que sua equipe de tecnologia, e então, conduzir o futuro do negócio ao sucesso.

As oportunidades de crescimento para as grandes empresas que abraçam a transformação digital são muitas, e para as PMEs podem ser ainda maiores. Mais do que oportunidade, abraçar a transformação digital é garantir o futuro do negócio. Em 1920 a vida média de uma empresa era de 67 anos; em 2015, essa expectativa baixou para 15 anos. Uma PME que conta com uma liderança eficiente de TI ganha vantagem competitiva, velocidade e flexibilidade frente à concorrência.

Mesmo que 68% dos líderes de PMEs acreditem que sua participação ativa na economia digital é essencial para sua sobrevivência, o líder de TI ainda precisa mudar alguns pensamentos comuns dentro das PMEs.

Um dos maiores desafios para introduzir a TI dentro das PMEs é a mudança de pensamento, focada sempre em baixo custo e curto prazo. As grandes transformações e os maiores resultados levam algum tempo para aparecer; felizmente, as tecnologias estão cada vez mais personalizáveis e escaláveis, permitindo adequar a entrega de serviço à demanda do cliente. Cabe ao líder de TI criar estratégias de crescimento dentro das limitações de recursos e orçamento da empresa.

Outro obstáculo para os líderes de TI é a gestão enxuta e centralizada, geralmente no dono do negócio, muito comum nas PMEs. A maioria dos pequenos e médios empreendedores quer estar na liderança de cada etapa do processo dentro do seu negócio, o que torna difícil para eles delegar a gestão da TI e incluir os líderes do setor nas tomadas de decisão. Por isso, o líder de TI deve deixar claro que seu trabalho sozinho não é capaz de transformar a organização, esse é um processo colaborativo, e o olhar empresarial é essencial.

É um equívoco pensar que abrir as portas para a transformação digital se resume a trazer as mais recentes inovações tecnológicas para dentro da empresa. É claro que o líder de TI tem a obrigação de estar atento às novidades do mercado, mas é preciso converter essas tecnologias em recursos relevantes e úteis para o negócio.

Uma vez que o líder de TI assume seu papel dentro da transformação do negócio, ele precisa compreender o pensamento dos colaboradores, dos parceiros, fornecedores e clientes, captar suas necessidades não técnicas e criar respostas para atender a essas demandas.

Muito além de um líder para a aquisição de novos recursos tecnológicos, as PMEs precisam enxergar a importância da TI e o papel do líder de TI para abraçar a transformação digital, impulsionar o crescimento e ganhar vantagem competitiva.

Quer saber como a SAP pode ajudar sua PME a prosperar na Economia Digital? Acesse o site e saiba mais.

 

Tags: , , ,

Deixe uma resposta