Soccer team in a huddle

O sucesso da IoT está no Analytics of Things (AoT)

11 de Novembro de 2016 Por Ivy Leça 35

A Internet das Coisas (Internet of Things em inglês, ou IoT) oferece inúmeras possibilidades de aplicação que podem revolucionar o mercado e o mundo em que vivemos. Mas como fazer com que a conexão entre “coisas” se transforme em ações realmente úteis e transformadoras? A resposta está nos dados, mais especificamente na Analytics of Things (AoT).

Máquinas e dispositivos conectados podem gerar uma infinidade de dados sempre que são usados, mas essas informações por si só não têm sentido. Para criar valor é preciso analisá-las e transformá-las em insights que vão ajudar a aprimorar o trabalho desses dispositivos.

Por exemplo, um termostato que avalia a temperatura ambiente e controla o ar-condicionado da casa é útil, mas ele também poderia “aprender” com o comportamento das pessoas, a partir de dados coletados, como quando o aparelho é acionado, quando a temperatura é ajustada manualmente, etc., e com isso atuaria de forma mais inteligente e personalizada.

Analytics of Things amplia as possibilidades da IoT, pois coleta e analisa dados em tempo real, além de armazenar grandes quantidades de dados de diferentes dispositivos em um mesmo “lugar”. Isso permite que sejam facilmente comparados, aumentando seu valor analítico.

Se a iluminação com sensor de movimento ajuda a economizar energia, imagine sistemas de IoT aliados a Analytics of Things tornando a iluminação pública mais inteligente. Estatísticas sobre a utilização de energia poderão ajudar os gestores a suprir as demandas, poupando recursos sem prejudicar a população. A análise preditiva dos dados também poderá auxiliar na manutenção preventiva dos sistemas de iluminação das ruas.

A manutenção preventiva, possível com o uso da AoT, também será muito útil em outros setores, ajudando a poupar tempo e recursos e impedindo que um serviço pare de funcionar de forma inesperada.

Analytics of Things também poderá ajudar a destravar o trânsito nos grandes centros urbanos. A estimativa é de que até 2020 cerca de um em cada cinco veículos em todo o mundo tenha alguma conexão de rede sem fio, permitindo aumentar a precisão das informações de trânsito.

Pensando no futuro (não muito distante), a comercialização e popularização dos carros auto-dirigíveis só será viável graças à AoT. Para transitar de forma segura, os veículos precisarão acessar dados em tempo real dos outros carros, das vias e até sobre as condições climáticas para responder ao movimento de todo o trânsito.

Analytics of Things pode levar a IoT para um novo nível, transformando aplicações incríveis em ações realmente úteis para todos nós.

Aproveite para conhecer a plataforma de gerenciamento de dados da IoT da SAP.

Tags: , , ,

Deixe uma resposta