Conheça os Centennials, a nova geração de jovens consumidores

Os Centennials são a nova geração que vai definir o futuro dos negócios e do trabalho nos próximos anos. Essa geração é formada por jovens nascidos a partir de 1997 (em 2016, terão idades entre 0 e 19 anos). Mas muito mais do que a faixa etária, existem valores fundamentais que caracterizam e movem a geração Centennial:

Expectativas realistas

Os Centennials nasceram com um smartphone conectado à internet nas mãos. Eles são a primeira geração que não conheceu a vida sem internet e mídias sociais. A geração do conhecimento tem (ou ao menos deseja) acesso a informações com rapidez e mobilidade. Eles estão mais informados sobre problemas globais e por isso estão criando expectativas realistas sobre tudo.

Resiliência

Diferentemente dos seus antecessores da Geração Y (Millennials), os Centennials estão crescendo menos idealistas e mais esclarecidos, informados e pragmáticos, pois estarão enfrentando, precocemente, os desafios da idade adulta. Eles sabem que precisasão trabalhar duro antes de desfrutar do sucesso, e estão totalmente dispostos a isso.

Autenticidade e individualismo

Os Millennials já prezam por esses valores, mas os Centennials serão ainda mais rigorosos sobre isso. Eles querem que as marcas falem diretamente com eles, e não com seu nicho de mercado, sendo cada vez menos receptivos com marcas que tentam impor padrões de qualquer tipo.

Empoderamento

Os Centennials sabem que a internet deu voz a diferentes causas, e entendem o poder que exercem na economia como força de trabalho e consumidores. Mais empáticos com o mundo, eles estão usando sua influência para lutar por representatividade e empoderar pessoas que vivem diferentes realidades.

Economia inteligente

Talvez por crescerem vendo como os Millennials se endividaram, os jovens dessa geração são mais cautelosos com os gastos e estão mais preocupados em saber administrar suas finanças. Eles também estão aderindo ao internet banking e opções de pagamento digital com muito mais facilidade que as gerações anteriores.

Ainda há muito sobre os Centennials para se revelar, por isso é essencial começar a conhecer e entender os desejos e valores desses jovens, que pouco a pouco estão entrando e transformando o mercado de trabalho e os padrões de consumo.

Veja também por que os Millennials não estão assumindo cargos de liderança no mercado de trabalho atual e como os antecessores dos Centennials podem ser engajados por meio das redes sociais.