São muitos e diversos os setores que estão adotando a análise preditiva para crescer, expandir seus negócios no mercado e obter o sucesso.
Já falamos sobre como a análise preditiva pode ajudar negócios na otimização de operações, prevenção de crises e redução de riscos. Certamente, essas são as principais aplicações da tecnologia, mas para tirar o máximo proveito da análise preditiva os gestores precisam enxergá-la também como uma ferramenta de crescimento. De acordo com uma pesquisa realizada pela SAP, 52% das empresas usam a análise preditiva para aumentar a rentabilidade, e 55% para criar novas oportunidades de receita.
A análise preditiva utiliza o histórico de dados para desenvolver e testar novos modelos, ajudando a prever resultados. Essa modelagem auxilia na análise de ações futuras e na identificação de novas variáveis. Confira como algumas indústrias estão utilizando a análise preditiva para ganhar vantagem competitiva e atingir o sucesso:
Setor financeiro e bancário
Além de utilizar a análise preditiva para calcular o risco de crédito e reduzir as possibilidades de fraude, os profissionais do setor podem desenvolver estudos de perfil para oferecer os produtos e serviços mais adequados, ajudando a fidelizar clientes e maximizando as chances de cross selling e up selling.
O mBank, maior banco on-line e o quarto maior banco do varejo na Polônia, consegue prever as demandas futuras de seus mais de quatro milhões de clientes por meio da análise preditiva.
Varejo
Pesquisas de mercado e análises de dados da trajetória do cliente sempre ajudaram o mercado de varejo a manter suas vendas. Com a análise preditiva, é possível ir além do público-alvo já conhecido e explorar as novas tendências de consumo, estabelecer volumes de estoque e definir se um produto ou serviço pode ser inserido em um novo mercado.
Para evitar rotatividade e conscientizar os consumidores sobre seus produtos e serviços, aumentando a satisfação dos clientes, a Vodafone Netherlands utiliza dados de análise preditiva.
Utilities e gestão pública
A redução de riscos é um fator extremamente importante para o setor de utilities, que atua sob uma rigorosa pressão por desempenho. A análise preditiva é essencial para impedir que os serviços parem, ajudando a prever falhas e identificar a necessidade de manutenção preventiva. Dessa forma também, a tecnologia se torna útil para ajudar a reduzir custos e reorganizar gastos, aumentando a rentabilidade por meio da economia de recursos.
O Estado de Indiana está utilizando funções analíticas preditivas para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
A análise preditiva é uma excelente ferramenta para aumentar receita e identificar novas possibilidades de negócio para sua empresa. Conheça as soluções SAP de análise preditiva.