Soccer team in a huddle

Inteligência Artificial em ação – seis aplicações da IA

18 de Janeiro de 2017 Por Ivy Leça 88

A Inteligência Artificial continua evoluindo e nos surpreendendo. À medida que máquinas e dispositivos desenvolvem a capacidade de aprender, compreender situações em um nível mais humano e responder com certo nível de criatividade, somos confrontados por questões de regulamentação e ética que nos fazem refletir sobre o que esperar e qual será o papel da IA no futuro.

A Inteligência Artificial capaz de aprender e operar sem supervisão humana está crescendo no mundo corporativo e transformando a indústria, aumentando a eficiência, reduzindo falhas e dando velocidade à força de trabalho.

Agricultura

Unindo Internet das Coisas, análise preditiva e Inteligência Artificial, o agronegócio consegue produzir mais de forma mais inteligente. Previsões de clima e análise de tipos de sementes e solos permitem que máquinas autônomas administrem quase todo o processo de plantio e colheita automaticamente.

Transporte e mobilidade

Carros autônomos estão quase prontos para deixar suas pistas de percurso experimentais e ganhar as ruas. Especialistas acreditam que dentro dos próximos cinco anos isso já será possível e até comum. A próxima aposta é que outros meios de transporte, como caminhões e trens, também comecem a ser automatizados.

Saúde e diagnósticos

A área da saúde abraçou a tecnologia de Inteligência Artificial e já está se beneficiando dela, especialmente no que diz respeito a diagnósticos que, com a ajuda da tecnologia, podem ser determinados com mais precisão e rapidez. Aos poucos, biossensores e wearables deixarão de fazer apenas o monitoramento de dados do paciente; especialistas acreditam que muito em breve a IA vai permitir que esses sensores também tomem as melhores decisões e administrem medicamentos.

Supply Chain

Já falamos sobre como o aprendizado de máquina (Machine learning) pode aumentar a eficiência em Supply Chain, ajudando na previsão de demanda e no planejamento de aquisições. A manutenção preditiva deverá ser automatizada em breve, permitindo que as próprias máquinas prevejam a necessidade de reposições de peças e realizem esse trabalho sem a necessidade de interação humana.

Manufatura

A automação de atividades operacionais na manufatura continua a se ampliar, aumentando a produtividade e poupando os colaboradores de trabalhos pesados e repetitivos. À medida que a Inteligência Artificial se desenvolve e aprende, ela deverá atuar em mais áreas dentro da manufatura.

Assistentes pessoais virtuais

Essa aplicação é, provavelmente, a mais conhecida. Do atendimento telefônico digitalizado e chats de suporte virtuais aos assistentes-robôs, conectados a agenda e e-mail do usuário, eles podem gerenciar e organizar toda sua rotina e planejamento.

Esses são apenas alguns exemplos de aplicações que já estão em uso. De acordo com um estudo da consultoria BCC Research, o mercado de máquinas inteligentes foi avaliado em US$ 5,3 bilhões em 2013, e deve chegar a US$ 15,2 bilhões até 2019. Robôs autônomos, sistemas embarcados, neurocomputadores e máquinas criativas estão na lista das próximas novidades. Apenas começamos, você está preparado?

Tags: , ,

Deixe uma resposta