Estamos nos acostumando cada dia mais com a velocidade dos avanços tecnológicos. 2016 foi um bom ano para fortalecer as inovações que entraram no mercado. E 2017 não será diferente, as tecnologias se tornarão cada vez mais conectadas, autônomas, acessíveis e impactantes.
Selecionamos quatro tendências tecnológicas que devem guiar a Transformação Digital nos negócios em 2017:
Digitalização das finanças
Os usuários não querem mais perder horas na fila do banco para resolver questões burocráticas, eles querem simplicidade, segurança e comodidade. O Internet Banking foi o primeiro passo rumo à digitalização das finanças. Consultar seu saldo, transferir valores e fazer aplicações em investimentos a qualquer hora e em qualquer lugar transformou a relação entre instituição financeira e clientes.
O surgimento e a rápida ascensão das fintechs (empresas que oferecem serviços financeiros com diferenciais proporcionados pela internet e outros tipos de tecnologia) são a prova de como a digitalização de serviços está revolucionando até os mercados mais conservadores.
Especialistas acreditam que o próximo grande passo disruptivo no setor financeiro serão os bancos automatizados. Consultores financeiros e analistas poderão contar com a ajuda de “robôs conselheiros” que, com o uso de Big Data e análise preditiva, poderão recomendar as melhores opções de investimento com base em dados mais concretos.
Big Data, ainda mais “big”
Big Data é uma das tecnologias que mais geraram impacto nos últimos tempos, a análise de grandes volumes de dados revolucionou a forma como fazemos negócios. Big Data é como uma bola de neve, quanto mais dados são coletados, mais dados surgem e poderão ser coletados e analisados, dando origem a mais e mais informação.
A tendência é que Big Data se expanda para diferentes setores e indústrias e que cada vez mais as empresas se unam para conectar seus dados e enriquecer sua base de informações. Fabricantes de veículos, por exemplo, já fizeram parcerias com empresas de telefonia móvel para analisar dados de geolocalização e encontrar padrões de tráfego. As maiores inovações deverão vir do desenvolvimento de novas formas de armazenamento e processamento de grandes quantidades de dados.
A popularização da Internet das Coisas
A utilização de IoT e de sistemas inteligentes deverá se popularizar rapidamente em 2017, tanto para o mercado B2B, como para o consumidor de um modo geral. Novas promessas de aplicações para o ambiente doméstico vão fazer a IoT sair das empresas e entrar diretamente no cotidiano das pessoas.
Os recursos se tornarão mais acessíveis: controle inteligente de segurança, iluminação, eletrônicos e climatização serão o primeiro passo para as smart homes. Os wearables estarão mais baratos e fáceis de encontrar nas lojas e devem evoluir, especialmente, na área de cuidados médicos e monitoramento de pacientes.
Novos rumos para a mobilidade
Chegamos em um ponto sem volta para a necessidade de mobilidade em nossas vidas. O uso de dispositivos móveis vem crescendo exponencialmente no mundo todo. A Gartner prevê que em 2017 aplicativos mobile serão baixados mais de 268 bilhões de vezes, gerando receita de mais de U$ 77 bilhões, tornando os apps uma das ferramentas de computação mais populares para usuários em todo o mundo e fornecendo fluxo de dados personalizados para mais de 100 aplicativos e serviços todos os dias.
Essa tendência não se refere apenas ao usuário comum, a força de trabalho global está se tornando cada vez mais móvel. Nesse cenário, softwares e tecnologia de comunicação deverão evoluir ainda mais, para garantir aos colaboradores segurança, armazenamento e acesso ágil a informações. A nuvem será a principal tecnologia que vai tornar tudo isso possível.
Ouça o SAP Cast sobre a digitalização de tudo e confira o que especialistas de diferentes áreas têm a dizer sobre o futuro dos negócios na Transformação Digital.